quinta-feira, 14 de março de 2019

Os discípulos - 6

     Tiago

      De Alfeu. Como pelo Nordeste, assim como noutras localidades rurais, os filhos eram identificados por essa associação ao pai. 

     Assim, no colégio apostólico temos este, assim como o outro, Tiago de Zebedeu, irmão de João. 

     Também conhecido como Tiago Menor. Costuma-se associá-lo à informação de Marcos, o evangelista,  que cita Maria,  sua  mãe,  como uma entre as que foram ao túmulo de Jesus, de madrugada.

     Menor é um nome que lhe cabe bem. Aliás, título honorífico. No Reino de Deus, ser menor é ser maior. Jesus agradece ao Pai, reconhecendo que se agrada por vê-lO revelar Suas grandezas aos considerados desprezíveis. 

      Tiago nos lembra mais essa inversão operada por Deus. Que também torna irrisória a inteligência dos "entendidos", confrontando-os com Sua própria sabedoria. 

    Deus salva os que creem, pela loucura da pregação. Reduz a nada os que "são". Tiago nos lembra que essa estatura é, para Deus, a que conta. Porque nos retira da prostração do pecado, elevando-nos à estatura de Jesus. 

      A parábola  da semente, essa única, em Marcos, não repetida em nenhum outro Evangelho, decreve o milagre da semente, que adormece e morre,  para depois borbulhar em vida. 

     Se a semente não morre, não floresce. Do mesmo modo, qual semente, Jesus morre para, logo depois, ressuscitar. É o Reino que, dentro em nós,  Deus implanta. O pequeno e desprezível aos olhos dos homens, enaltecido diante de Deus.

     Sim, esse mesmo Jesus,  objeto de nossa fé e da mesma fé em Tiago, nos engrandece diante de Deus. Paulo Apóstolo afirma que somos glorificados em Jesus, assim como Jesus é glorificado em nós. 

     Assim, do mesmo modo que Jesus primeiro esvaziou-se de sua deidade, para se fazer homem, glorificado em sua ressureição, do mesmo modo somos engrandecidos nEle.

    Em nada Tiago será menor no sentido de seu valor. Ao contrário, humilde diante de Deus, por Ele mesmo exaltado em tempo oportuno, tempo de fé. 

    Para a par com mais este apóstolo: humilde e menor diante de Deus, no tempo oportuno, que é o tempo de fé,  exaltado. Aos olhos de Deus, esse é o valor. "De fato, sem fé é impossível agradar a Deus".

     Tiago representa o ponto de início, por onde passam todos os que começam a caminhar com Deus. Mesmo dele conhecendo o mínimo, sabe-se o que é essencial e comum a todos os que creem. 

    Esse é o modelo único e padrão de salvação para todos os que creem. "Humilhai-vós sob a poderosa mão de Deus, para que em tempo oportuno vos exalte". Com Deus, fé é enaltecimento. 

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário