quinta-feira, 14 de março de 2019

Os discípulos - 7

     Judas

     Tadeu. O oposto do outro. Jesus chamou dois Simão, o Pedro e o zelota; dois Tiago, o de Alceu e o de Zebedeu; e dois Judas.

     Como é tal oposição? Como diz Malaquias, o profeta: ver de novo a diferença entre quem serve e quem não serve a Deus.

      Duas opções. Se há quem permite total liberdade de escolha ao homem, esse é  Deus. Se há quem permite livre escolha a todos os seres que criou.

     Jesus disse que o ladrão não entra pela porta. Ele assalta. Ele salta por cima. Vem roubar, matar e destruir. Mas é desprovido de liberdade. 

      Assalta, mata e rouba a si mesmo. Quem deseja ser meu cúmplice? Ecoa sua voz. Mas existe antídoto. Deste remédio experimenta quem aceitar. 

     Ah, se há o que Deus respeita! E tudo Ele respeita. Não. O homem não tem respeiro próprio. Não respeita nem a si e nem o outro. E ainda pensa que seu desrespeito ao outro não afeta a ele mesmo.

       Quanto a Deus, até o que roubamos de nós mesmos, Ele restitui. Vida. Nós a hipotecamos ao "príncipe" deste mundo, diante da sugestão de perda total. Judas Tadeu enxergou a vantagem proposta por Jesus.

     O outro Judas viu vantagem na outra escolha. No que fica para esta vida. No que, ao sair desta vida, aqui mesmo fica. Veja e meça,  pela  última vez, faça sua escolha, porque não verá nunca mais.

     Tadeu enxergou além. O que enganou seu xará, nem de perto e nem de longe constituiu ganho ou o seduziu. Não houve vitória para o ladrão contra Tadeu.

     Optou pela ação do Espírito de Deus em Sua vida. Onde está o Espírito, aí há liberdade. Floresceu na vida dele o fruto do Espírito. Judas Tadeu foi liberto. Judas Iscariotes aprisionou-se.

     No filme desta outra vida houve só tragédia. Ali as obras da carne tiveram livre curso. Por escolha. Diante de ti coloco bênção/maldição,  vida/morte, santidade/pecado. 

      Jesus se fez maldição em nosso lugar. Jesus se fez morte em nosso lugar. Jesus de fez pecado em nosso lugar. Venceu e trouxe Judas Tadeu consigo.

     Não pôde fazê-lo com o outro. Por livre escolha. Escolha hoje a vida. Escolha hoje a bênção. Céus e terra por testemunhas. 

     Judas e Judas, tão iguais e tão diferentes. O mesmo Jesus e a mesma chance. Escolhas diferentes. Fruto do Espírito e obras da carne. Vereis outra vez à distinção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário