quarta-feira, 27 de março de 2019

Os discípulos - 10

      Felipe

      Chamado diretamente por Jesus. O costume do Mestre era caminhar às margens do (apelidado) Mar da Galileia. Ali recrutou muitos de seus discípulos. 

     Felipe animou-se, porque sabia de quem se tratava. Foi assim que se dirigiu a um amigo: "Achamos aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram: Jesus de Nazaré, filho de José".

      Dados precisos. Felipe baseava sua argumentação em dados: (1) Moisés escreveu sobre ele; (2) os profetas dele deram testemunho; (3) nome e endereço.  Natanael, que também será chamado Bartolomeu, ouviu e reforçou seu preconceito.

       Diante dos argumentos bem fundamentados do amigo, negaceou e menosprezou dados, além de diminuir a relevância da cidade onde Jesus residia: "De Nazaré pode vir alguma coisa boa?". Vem e vê, foi o xeque-mate de Felipe. 

       Descrença é responsabilidade de quem a nutre e alimenta. Que faça o elenco de suas razões. E reafirme seus argumentos. A tendência é transferir a outros (e a outras pseudo-evidências) as 'razões' por que não se crê.  Assuma(m).

        Felipe cumpriu muito cedo em sua vocação a tarefa principal do discípulo: compartilhar a fé em Jesus. O "vem e vê" é o principal apelo ao evangelho. Vem a Jesus e vê. Ativo como discípulo, diligente e observador, será quem encaminha a André o menino dos pães e peixes da multiplicação.

        E também, ora vejam só, quem propõe a Jesus, como expediente de último recurso, a que mostre o Pai a todos: "Mostra-nos o Pai e isso nos basta". Tal assertiva combina com a personalidade prática e despachada deste discípulo. Alguém de sua inciativa, precisa que logo lhe resolvam qualquer pendência. 

        É o mesmo que nos brinda com o " Vem e vê", que nos coloca diante da fé, permite que, como sua inciativa de interpelar Jesus, entendamos que ver Jesus é ver o Pai, pois em Jesus "habita corporalmente toda a plenitude da divindade" ou, como está em Hebreus, Jesus é "expressão exata de Deus". 

       Felipe certamente guardou consigo a afirmativa de Jesus. Fixou nele seu olhar. Mediu que, vendo Jesus, não havia mais que perguntar-se por Deus. Guardou com ele tal imagem. Um elemento novo para a fé. Vem e vê o rosto de Jesus. Vem e vê o rosto de Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário