Campo da antiga Fábrica Bangu
(veja ao final outros links)
Cada time jogou com apenas seis jogadores, mas foi o suficiente para garantirem a diversão. Com o tempo, um maior número de pessoas se interessaria e, neste momento, poderia ser realizada uma partida com duas equipes com onze.
Para Donohoe, isso pouco importava, o fato principal é que ele havia matado as saudades do futebol e conseguido realizar a primeira partida. Não houve preocupação com o uniforme, com as anotações dos goals marcados, com a cronometragem - o importante era matar a fome de bola.
Por essa falta de dados palpáveis, é que se prefere creditar a Chales Miller a introdução do futebol no Brasil, em outubro de 1894, e a realização da primeira partida, em abril de 1895, bem depois do jogo do Sr. Donohoe.
Thomas Donohoe nem suspeitava, mas havia sido o primeiro, o introdutor desta nova espécie de arte no Brasil. Bangu tem motivos de sobra para se orgulhar: foi o primeiro lugar no país onde se praticou o esporte mais popular do mundo atualmente, onde também morou por 31 anos, anonimamente, "O Pai do Futebol Brasileiro".
Thomas Donohoe ajudou a fundar o Bangu Atlético Clube, em 17 de abril de 1904, sendo seu filho Patrick o primeiro grande ídolo e artilheiro. Seu "Danau", como era chamado pelos operários da fábrica, jogou pelo Bangu A. C., morou no bairro, primeiramente na Rua Barão de Capanema com a Rua da Fábrica e depois na Rua Fonseca n⁰ 07, até o seu falecimento no dia 02 de abril de 1925.
Sede Social do Bangu Atlético Clube
Links de outros artigos:
1. O pioneiro de Bangu
2. 132 anos da Fábrica Bangu
3. História do Bangu Atlético Clube
Nenhum comentário:
Postar um comentário