quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Mal traçadas linhas 97

     Glória

     Simplesmente. Há coisas que julgamos absurdo que Deus compartilhe. Aliás, Ele mesmo se dá em compartilhamento, melhor, comunhão quando se faz homem.

      Mas achamos que ponto final. Pronto. Basta. Foi o máximo e está bem. Todo elogio a Ele, fez Seu máximo, fez Seu tudo, sacrificou-se, e como! Pode agora manter-se distante.

       Mas não. A Bíblia menciona a glória de Deus. Pode parecer, mal comparadamente falando, que a encarnação divina foi como num desfile apoteótico, folclórico, carnavalesco mesmo, alegórico.

      Uma vez assim tendo sido, basta e esqueçamos. Deus não mais se reduzirá assim, tão baixo novamente. Sua glória está oculta. Ele continua a não reparti-la. Protege-a de toda a difamação.

     Errado. O desfile é outro. Tem sentido diverso do carnavalesco. Paulo Apóstolo cita, aos Colossenses, que publicamente, sim, Cristo expôs ao ridículo toda a suposta vitória do mal e, na cruz, encravou nosso escrito de dívida.

      Com esse gesto, sangue de Cristo e glória de Deus estão, definitivamente, associados. Aos Filipenses o mesmo autor diz que todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará ser Jesus Cristo o Senhor.

        A glória de Deus se reflete no rosto de Cristo. Reflete-se também no rosto de quem crê em Cristo. Assim como no firmamento, na natureza, abrir de flores, nascer e pôr do sol.

       Paulo aos Romanos reiterou que os atributos de Deus, seu eterno poder e sua divindade claramente, veja bem este advérbio, são reconhecidos na criação.

      Deus expôs sua glória na criação. Quando os profetas do antigo testamento desejavam vê-la, diante do conflito de sua própria finitude, Deus lhes mostrou sua resplandecência.

      Moisés desejou vê-la e, duplamente oculto, numa caverna e pela mão de Deus, extasiou-se após ver. Ezequiel, prostrado e deprimido entre os exilados, precisou contemplá-la para que, fortalecido, profetizasse com autoridade no cativeiro.

       Mas assim como o rosto de Moisés resplandecia, ao descer do Sinai, agora vê-se a glória de Deus na igreja, resplandecente no rosto de cada irmão. Está estampada, após Jesus e sua vitória na cruz, na face dos que creem.

        Pois cada uma dessas vezes em que heróis da fé do Antigo Testamento estiveram diante dessa luz, não mais nos causam (santa) inveja, porque a glória atual da/na igreja se revela sobreexcelente.

      Aos Efésios Paulo Apóstolo repete à exaustão, no cap. 1 que é para louvor da glória de Deus o Seu amor, a dádiva de Cristo, assim como a bênção de ser igreja.

     A glória de Deus resplandece em nossa vida. Veja no seu rosto. Veja no rosto de seu irmão. Experimente a definição de igreja em 2 Tessalonicenses:

       "Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder;

       Para que o nome de nosso Senhor Jesus Cristo seja em vós glorificado, e vós nele, segundo a graça de nosso Deus e do Senhor Jesus Cristo."

                                   2 Ts 1:11,12

       Glória compartilhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário