sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Mais uma oração que não fiz

                         
     Sempre falta uma oração. Isso faz toda a diferença. Nunca é demais orar. Deus anseia por ouvir. Meu pai, também pastor, não perdia essas oportunidades. 
    Eu, de vez em quando, perco. E esta foi uma dessas perdas. Agradável surpresa foi rever Mário Lúcio. Acho que faz mais de 20 anos que esteve no Acre. 
    Agora, já Coronel, está sendo deslocado a Brasília, para engajar-se numa outra etapa de sua carreira. Destaca-se no que faz com muita presteza e inteligência. Por isso, seu Comandante guindou-o, consigo, a essa nova posição. 
    Para cima. Quando esteve no Acre, em outros carnavais, lembro-me bem, ajudou-nos suprindo víveres para o nosso Retiro, exatamente, de Carnaval. No Acre, são como um ritual, que envolve toda a igreja. 
    O Presbítero Alexandro passou com ele, muito rápido, pela varanda lá de casa. As três mulheres do presbítero o esperavam no carro, daí um adicional de toda a pressa. 
    Mas folgamos, os três, relembrando esses tempos idos, repassando os atuais, destacando o circuito natural aos militares de passear pelo país, transferidos de lá, para cá, enquanto cumprem sua missão. 
     Esta mais recente será, em Brasília, servir, na área administrativa, ao Governo do Capitão, como lhe chamam, efetiva e afetivamente, os seus eleitores. 
      Foi madrugada do dia seguinte que me veio à mente escrever. Pedi ao Presbítero a foto, comprometendo-me a marcar, por escrito, este encontro. Uma das características desse Presbítero é promover esse tipo de encontro. 
    Certa vez foi com o Samuel Castro, membro da família que, nos anos 80, foram missionários pioneiros em Roraima, enquanto os dois Nelson, o Rosa era pioneiro aqui no Acre, e o Sá foi em Manaus (diga-se, de passagem, por onde também já andou o Coronel).
     De madrugada orei por nós.  Repassei na memória o encontro. E pensei, puxa, faltou orarmos abraçados. Combinava com todo o gesto de encontro. Jesus ama encontros. Ama oração, também, e ama vida em comunhão. 
    Então orei. E pensei na foto acima e resolvi escrever este texto. A vida é assim mesmo, aproxima e distancia. Mas o espírito de igreja, como Jesus pensou, quando disse que a edificaria, mantém junto. Melhor, o Espírito da igreja. 
     É o Espírito que nos mantém unidos. Entre nós e unidos ao Pai, ao Filho e ao próprio Espírito. Habita em nós.  Daí, conseguirmos orar. Uma primeira oração nos converteu a Jesus. Lembra da que você fez? Daí, conseguirmos amar. Daí o plano de amor, de Deus, que é viver em comunhão.
     Orei por nossas famílias. Orei pelo Coronel. Entre os companheiros de jornada que mencionamos, relembramos o tempo do casal, agora subtenente Gilsandro e Flaviane, naquele tempo sargento, entre nós. Minha filha completou 3 anos naquela época, hoje tem 20.
     Decisivos na conversão de toda uma família, a do Pastor Cristiano. Por causa disso, até hoje, tenho certeza, o inimigo busca vingança. Mas quem é soldado de Cristo nunca será apanhado nas artimanhas do inimigo. Porque, como diz Paulo Apóstolo, nós não lhe desconhecemos os desígnios. 
     Naquela época, Isaac tinha 8, hoje tem 25. Corre o tempo. Mas a nossa história é uma história de amor. Como Deus quer. Somente Deus tem condições de amar em estado puro. Mas, para ser Deus, reparte conosco seu amor. Daí, então, termos condição para viver histórias de amor. 
     Paulo Apóstolo diz que nem orar sabemos como convém (quanto mais, amar: muito mais difícil). Mas que o Espírito Santo, o Espírito da igreja nos auxilia em nossa fraqueza. Por isso esqueci de orar. Por isso lembrei de orar. 
    Senhor, ensina-nos a orar. Ensina-nos a ser igreja. Ensina-nos a amar. Peço, em nome de Jesus, a você que lê este texto: Escolha alguém para dizer, olhando bem nos olhos: "Vivemos uma história de amor. Deus nos concede viver uma história de amor".
    Sugiro que diga isso ao seu esposo, olhando nos olhos dele. Sugiro que diga isso a sua esposa, olhando nos olhos dela. E ambos, olhando nos olhos dos filhos, dizer: "E vamos contínuar vivendo uma historia de amor".
    Toda a intensidade de Deus está nisso. Deus é amor. Jamais acaba. Tudo pode, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Amor é perdão. Perdoar como Deus perdoa. Ele sempre perdoa. Perdoar é uma história de amor.

Um comentário:

  1. Graças te dou oh Deus, por fazer do meu irmão querido, um exemplo de pessoa e mais, desejo sempre que ele seja templo do teu Espírito....

    ResponderExcluir