terça-feira, 27 de setembro de 2016


     “Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei”.
         

      A atitude firme de Daniel com relação ao que ele, claramente, reconhecia como mundano, portanto, nocivo à sua saúde espiritual, determinou sua conduta. Daniel:                                       

 1. Não apenas resolveu, mas se mostrou firme: devemos buscar, na Bíblia, orientação, com ajuda do Espírito. Ela é nosso filtro e nossa lente para enxergar, não o que desconfiamos ser mundanismo, mas o que Deus avalia como nocivo à nossa saúde espiritual;                                        

 2. Contaminação: vivemos imersos numa cultura. Não há como não nos deixarmos influenciar e participar dela. Porém, há um limite que devemos definir. O crente lança mão de uma contracultura cristã. Seus valores e seu modelo de conduta serão outros e sempre serão questionados, mas devem ser mantidos: sal da terra e luz do mundo.                                                      

3. Finas iguarias do rei: muitas vezes até mesmo a igreja, como grupo, tem adotado valores que não são bíblicos. E, na maioria das vezes, é por desinformação e falta de estudo e conhecimento da Palavra de Deus. São “fins iguarias”, ou seja, supervalorizadas pela maioria, declarados autênticos e, às vezes até mesmo aceitos juridicamente como legais: tornam-se lei, como na Babilônia, mas não são corretos, diante de Deus.                                                                                 
        
      A sociedade pode seguir os modelos que quiser e o Estado seguir o padrão dela e sancionar leis que avalia como corretas como, por exemplo, desconsiderar que adultério é crime. Mas, para Deus, permanece como pecado e não há sentido retirar o “não” do mandamento: a Bíblia tem sua própria opinião. 

     Nossa postura não deve ser de juízes da conduta social, mas de profetas, como Daniel. Conhecer a Palavra, vivenciá-la e proclamar. Como disse Deus a Josué, seja muito homem ∕ mulher corajosos e sem medo para fazer isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário