sexta-feira, 23 de setembro de 2016


               Igreja é sentimento 2.

               Mas, o que é sentimento? Dizem as Escrituras "tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus". Precisa saber (1) o que é sentimento; (2) que sentimento é esse que Jesus teve; (3) como tê-lo em nós.

               Perdão, amor e comunhão são o fundamento do que é ser igreja. Não existe perdão sem amor e não existe comunhão sem os dois. Então, para que seja autêntico, somente os três reunidos.

               Sentimento está relacionado a sensação, afetividade, emoção, significação. Sensação tem a ver com "uso dos sentidos". Afetividade, com "uso ou emprego do afeto", tem a ver com a psique humana.

              Emoção, diz respeito a "mover", movimento. E significação é relativo a "sinal", assinalar com marca favorável de aprovação.
         
              Procure em https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-etimologia-da-palavra-emocao/24181  a descrição etimológica desses termos.

               Certamente, em Jesus, todas as forças da razão se puseram à serviço do sentimento. Atualmente, há quem veja total incompatibilidade entre razão e sentimento. Porém, em Jesus, tudo estava a serviço do amor.

              Movia-se, de mover-se, emoção a favor do amor. Afeto, o que afetava Jesus dizia respeito ao que acionava nele o amor. O sentir de Jesus era sensível na medida da sensibilidade regida pelo amor.

                Para ficar nos termos do texto desse autor, Carlos Rocha, significado, para Jesus, era tudo assinalado com as marcas do amor. Cerca-se o termo sentimento, na tentativa de defini-lo, na correlação com esses termos.

               Falta dizer que sentimento, em Jesus, tem a marca do próprio Jesus. Trata-se do "sentimento que houve em Jesus" também num traço distintivo: só em Jesus opera o sentido pleno e original.

              Igreja é sentimento de Jesus vivido por ele, nele em essência, por ele repartido conosco, vivido em nós e por nós. Nessa comunhão que somente Jesus promove, por ação do seu Espírito, torna-se possível igreja.

               


Nenhum comentário:

Postar um comentário