quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Mal traçadas linhas 34.

   

          Igreja é sentimento.

          Muito mais do que lugar, embora lugar também seja parte integrante. Mais do que doutrina, embora doutrina sadia, como diz Paulo Apóstolo, seja essencial. E mais do que somente reunião, embora comunhão não possa prescindir de gente que caminhe junto, compartilhando o mesmo pão.

          Mas em que lugar? Qualquer. Onde Jesus estiver. Eis que estou convisco todos os dias. Onde estiverem dois ou três reunidos. Jesus disse que edificaria sua igreja. E o sentimento de que aqui falamos é o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus.

          Daí, dizermos que, caso haja local e doutrina, ou quaisquer outros fatores e dados a acrescentar, porém se não houver sentimento, pode ocorrer, incidentalmente, igreja institucional, mas não haverá igreja real.

            Jesus carregava consigo um sentimento. A sede do sentimento é o coração. Claro que usou sua inteligência e procurou dotar seus discípulos de doutrina, definição e regras básicas, simples, diretas, ao alcance de qualquer um, para identificar o que era ser igreja no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário