terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Crônicas do Cântico da Vinha - Isaías 5:1-7 - (3)


    Ele esperava

    Na história que se eternizou no canto do amado ao amado, a informação que teve uma vinha associa-se a de que esperava que desse.

  Ora, quem tem, que planta e cuida de vinha, ansioso, espera que frutifique. Cobra ansioso pelos resultados de seu labor. Por uma razão lógica e natutal, fertilíssimo o sítio, esmerado o cuidado, espera-se, sazonado, o fruto da vide.

   Em detalhes, o que terá feito o amado? Tudo. Nada menos, nada mais. Coerentemente, empenhadas a reputação dele e do menestrel que espalha sua fama, o amado dedicou-se por sua vinha.

  Sachar é escavar e livrar, à volta, dos impedimentos, das pedras, de raízes, de daninhas, enfim, procurar esculpir no desenho do chão o locus que há de receber as mudas ou sementes.

   Limpar, adiante, ainda mais detalhes, olhos e vista, tato e dedicação, avaliou o homem que ainda não estava, mas breve estaria, no fim da labuta, retrato de sua ciência e cuidado, pronto e fértil o chão.

  Após todo o exaustivo e cuidadoso preparo, selecionou vides escolhidas, diz o canto, para que as plantasse. Plantou-as, pode-se imaginar com que meticuloso cuidado, cercando-as de expectativa. Para isso, construiu torre e lagar. De longe se avistava. Todos assuntaram, assinalando os traços de esperança do homem.

  Torre, que vigiasse raposas animais e humanas. Lagar, onde pisasse as uvas boas, boníssimas, que esperava colher. Frustrou-se toda a expectativa. Esperava hanabhim, uvas boas; obteve b'ushim, uvas bravas.

  Simples troca de uma por outra. Bastante para a frustração de todas as expectativas. Tudo se reduz à total impossibilidade, pois a qualidade de uva esperada, o resultado em função do qual todo o esforço foi empreendido falhou.

  "Agora, pois, ó moradores de Jerusalém e homens de Judá, julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha."

 Agora, julgai. Julgai esforço e resultado, expectativa e frustração, sim, pois quem visse, de longe, a torre da vinha do amado, assuntaria que ele frustrou-se, de nada adiantou torre e lagar: frutos sazonados de boa muda de vides escolhidas, plantadas em outeiro fertilíssimo, por mãos de competente viticultor, nada.

  Julgai vós, pede o menestrel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário