segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015


  Salmo 3

             "SENHOR, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim." Neste Salmo, cujo título indica a circunstância exata de sua autoria, quando Davi fugia de seu filho Absalão e, por isso, expunha a Deus seu espanto e clamava por seu livramento, até o filho é encarado por seu próprio pai como seu inimigo pessoal.

              Nos versículos 1-2 Davi se expressa, em oração pessoal a Deus, sobre o modo como percebe ter crescido o número de seus inimigos para logo, no versículo 3, constatar que o próprio Deus lhe serve de escudo. Por isso ora, v. 4, clama mesmo, intensidade maior da oração, por livramento, e obtém resposta. Nos vv 5-6, Davi demonstra sua tranquilidade no sono e declara que não tem medo. O Salmo 3 termina com a constatação de Davi de que Deus vai socorrê-lo, levantando-se e salvando-o, v. 7, dando cabo de todos os seus inimigos. O versículo 8 é a constatação final, como uma lição a quem quiser conhecer, de que Deus salva e abençoa.

            Esta Salmo tem expresso no título a situação concreta na qual seu autor se inspirou para escrevê-lo. Nem sempre será assim tão direto e claro. O Salmo 1, por exemplo, anônimo, supõe-se tenha servido para introdução ao saltério. O Salmo 2, também anônimo, foi usado por orantes na igreja primitiva, irmãos nossos que identificaram-se com seus versos e oraram citando-o como referência. No caso deste Salmo, podemos ler em 2 Samuel 15 a 18 a história e o dilema de um pai que, por muito amar seu filho, desejava vê-lo poupado da morte, mesmo tendo-se ele levantado contra o reino.

             Embora neste Salmo Davi se tenha expressado como quem orava por meio de clamor a Deus para que o livrasse de inimigos, ele não considerava Absalão um inimigo pessoal e até mesmo deu instrução aos seus homens que não o matassem. Joabe, por traição, decidiu ele mesmo justiçar Absalão, não dando contas ou satisfação ao que o próprio rei desejava. Ler os capítulos acima são o meio pelo qual será possível compreender a extensão do drama pessoal do pai Davi e do grau de ofensa de Absalão, porém prevaleceu amor incondicional que o rei devotava ao filho.

            No último versículo de 2 Samuel 18 encontramos Davi chorando, andando de um lado a outro, no patamar de sua casa, por cima da porta de entrada. E todo o povo compreendeu e acompanhou o rei em seu lamento. Por razões políticas, no capítulo seguinte, o próprio Joabe e outros conselheiros do rei conspiravam para que convencessem o rei em não demonstrar fraqueza, visto que Absalão pretendera roubar-lhe o trono e o povo, primeiro, solidarizou-se com o rei, depois, pretendia enfrentar os conspiradores e, finalmente, esforçava-se por compreender a dor do rei.

               Poucos Salmos terão um contexto tão claramente expresso como esse. Devemos nos acostumar a procurar deduzir contextos a partir da mensagem dos textos, porém por suposições a partir do próprio desdobramento da mensagem escrita. Atenção que os títulos do editor da versão bíblica em questão aparecem escritos em forma diferente. Por exemplo, na versão da Sociedade Bíblica do Brasil - SBB, o título em itálico negrito é dos editores e o título em itálico, letra sem destaque e em tamanho menor refere-se ao título original do Salmo em questão.

        Versículo destaque:                    "Mas tu, 
                                                                               Senhor, 
                                                                  escudo               para mim
                                                     como   glória                 para mim
                                                            e    exaltação           para cabeça minha."
                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário