sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Os 10 mais do mundo - 2

 Sukhoi Su-35


O Sukhoi Su-35 é uma versão altamente modificada do caça Su-27. O Su-35 é um avião de geração 4++ que utiliza tecnologias da quinta geração. As mais recentes inovações tecnológicas o tornam superior a todos os outros caças de quarta geração em desenvolvimento no mundo.

O primeiro protótipo do Su-35 foi construído em 2007 na Associação de Produção de Aviação de Komsomolsk-na-Amure. O voo inaugural do Su-35 ocorreu em fevereiro de 2008. O Su-35 é capaz de lançar mísseis ar-ar de curto e longo alcance, além de munições ar-terra não guiadas e guiadas com precisão, incluindo mísseis, bombas e foguetes. Os 14 pontos externos da aeronave permitem transportar uma carga máxima de armas de 8 toneladas.

Boeing F/A-18E/F Super Hornet


O F/A-18E/F Super Hornet é um caça de combate testado, que oferece capacidades de ataque multifuncionais de última geração. É uma versão maior e aprimorada do F/A-18C/D. O Super Hornet está em serviço na Marinha dos Estados Unidos e na Real Força Aérea Australiana (RAAF).

A Marinha dos Estados Unidos colocou a aeronave em serviço em 1999 para substituir o Grumman F-14 Tomcat. O F/A-18F Super Hornet (versão de dois assentos) entrou em serviço na RAAF em 2010. As capacidades de combate do avião foram demonstradas durante a Operação Liberdade do Iraque, Operação Liberdade Duradoura, Operação Vigilância do Sul e a Guerra no Afeganistão. 

O conjunto de sistemas integrados e em rede do Super Hornet oferece maior interoperabilidade e apoio total à força para o piloto e para as tropas no solo. Os 11 pontos externos de armas na aeronave podem transportar uma combinação de munições ar-ar e ar-terra, além de uma variedade de armas inteligentes, incluindo bombas guiadas a laser. 

Dassault Rafale


Descrito pelo seu fabricante, Dassault Aviation, como um caça “omnirole”, o Rafale é um avião bimotor capaz de realizar tarefas de soberania aérea, ataque profundo, reconhecimento e dissuasão nuclear aerotransportada. O caça multifuncional é operado pela Força Aérea e pela Marinha Francesas. Esta aeronave conta com os mais recentes sistemas de aviônica e sensores inteligentes.

Pode transportar um canhão de 30 mm, mísseis ar-ar e ar-terra, mísseis nucleares e antinavio, além de uma gama de bombas guiadas a laser e munições de ataque terrestre. O primeiro desdobramento de combate do caça Rafale ocorreu em 2002, durante a Operação Liberdade Duradoura. A aeronave foi utilizada em várias missões de combate no Afeganistão, Líbia e Mali (Operação Serval). O avião está disponível em três variantes: RAFALE C monoposto, RAFALE M também de um único assento e RAFALE B biposto. (segue)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário