sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

Os 10 mais do mundo - Final

 Boeing F-15E Strike Eagle


O F-15E Strike Eagle é um caça de ataque multifuncional de última geração. Desenvolvido como uma derivação do anterior F-15A/D, o F-15E é a espinha dorsal da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) atualmente. O F-15E pode transportar até 10.450 kg de carga útil, incluindo as Munições Conjuntas de Ataque Direto (JDAM), o míssil ar-superfície de longo alcance AGM-130, o Míssil Ar-Ar de Alcance Médio Avançado AIM-120 (AMRAAM), o Sidewinder AIM-9X e uma grande variedade de bombas.

Os sistemas de aviônica de ponta proporcionam ao Strike Eagle a capacidade de realizar missões ar-ar e ar-terra em todas as condições climáticas, de dia ou à noite. Os F-15E foram amplamente desdobrados pela USAF nas operações Escudo do Deserto e Tempestade no Deserto, além de nas operações Southern Watch e Northern Watch. Outros desdobramentos de combate notáveis incluem a Operação Negar Voo, a Operação Liberdade Duradoura, a Operação Liberdade Iraquiana e a Operação Odisseia do Amanhecer.

Su-30MKI (Flanker-H)


O Su-30MKI (Flanker-H) é um caça multifuncional de longo alcance, com dois assentos, em serviço na Força Aérea da Índia (IAF). Projetado pela russa Sukhoi, o Su-30MKI é montado sob licença pela indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL).

A primeira variante do Su-30MKI, de fabricação russa, entrou em serviço na IAF em 2002, enquanto a primeira aeronave fabricada na Índia foi introduzida na IAF em 2004. O Su-30MKI conta com aviônicos e subsistemas multinacionais, com componentes fornecidos por 14 fabricantes de seis países.

O Su-30MKI pode transportar uma gama de mísseis ar-ar e ar-terra, incluindo os mísseis de cruzeiro supersônicos BrahMos. O armamento também inclui um canhão GSh-30-1 de 30 mm e uma variedade de bombas.

Saab JAS 39 Gripen


O Saab JAS 39 Gripen é um caça multifuncional de nova geração, leve, capaz de realizar uma ampla gama de missões ar-ar, ar-terra e de reconhecimento. O design delta-canard de nariz faz do Gripen o caça mais ágil para cenários de combate corpo a corpo.

O caça Gripen entrou em serviço com a Força Aérea Sueca em 1997. A aeronave atualmente é operada pelas forças aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul, Brasil e Tailândia. Os Gripens foram desdobrados em missões de combate na Líbia para apoiar a Operação Protetor Unificado em 2011.

O Gripen NG, a nova versão do Gripen C/D, pode ser armado com mísseis METEOR, AMRAAM, IRIS-T e AIM-9. A nova geração de aeronaves incorpora um link de dados multifrequência, um sistema de missão aviônica completamente integrado, um radar multimodo PS05 de longo alcance e fusão de sensores.

Lockheed Martin F-16 Fighting Falcon


O F-16 Fighting Falcon é um caça multifuncional monomotor extremamente testado em combate. Projetado principalmente pela General Dynamics para realizar missões de superioridade aérea da USAF, o F-16 eventualmente se tornou um avião multifuncional ao incorporar as mais recentes tecnologias.

O F-16 é um caça de grande sucesso, com 26 nações possuindo o modelo. Mais de 4.500 unidades foram construídas até o momento e 54 mais foram encomendadas por 15 clientes. A presença de combate do F-16 começou durante a Operação Tempestade no Deserto em 1991. Os F-16 foram amplamente utilizados em várias missões de combate no Iraque, Afeganistão e Líbia.

As últimas versões do F-16V do bloco 70 incorporam tecnologia moderna e atualizações baseadas na experiência de combate. As novas versões do F-16 são entregues com aviônicos avançados, cockpit e instrumentação de última geração para o piloto, além de sensores discretos e pacotes de armas.

Veja na net:

https://www.sociedademilitar.com.br/2025/01/confira-a-lista-com-os-10-cacas-de-combate-em-operacao-mais-modernos-do-mundo-sera-que-o-gripen-utilizado-pela-forca-aerea-brasileira-esta-nesse-grupo-de-elite-nbd.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário