quinta-feira, 25 de maio de 2017

      Por que o Ensino Religioso não pode sair da Base Nacional Comum Curricular:

    1. FORMAÇÃO HISTÓRICA DO BRASIL: Está presente a violência religiosa contra o indígena e contra o negro, que tiveram sua cultura diminuída e sua religião aviltada;

    2. FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA: O resultado de uma formação histórica distorcida e discriminatória fizeram perdurar traços de racismo e menosprezo em relação às nações indígenas e nações africanas trazidas à força para o Brasil;

    3. DIREITO DE ESPAÇO RELIGIOSO IGUAL: Também formou-se, ao longo do processo histórico, a ideia de que religiões hegemônicas, fosse no Império ou, de modo disfarçado, a partir da República, fossem instituídas e dominassem o espaço de outras religiões de minorias, diminuídas em sua importância, incluída a discriminação contra quem reivindica o direito de não crer;

     4. SITUAÇÃO ATUAL: Não somente a diversidade religiosa, mas outras diversidades estão relacionadas e a escola está no centro dessa discussão, porque se coloca na mediação entre convívio familiar, social, desempenho produtivo e cidadania;

     4. POR QUE ENSINO RELIGIOSO:

4.1 Constitui-se num entroncamento de várias outras disciplinas e contexto de vida entranhado na formação do povo brasileiro;

4.2 Predispõe uma variedade de abordagens que amplia visão e campos de conhecimento que bem oferecem um preparo indispensável, num contexto de diversidade religiosa que a família, sozinha, não alcança;

4.3 Campos contemplados e indicados, anteriormente, na Base Nacional Comum Curricular, como filosofia, história, sociologia, arte, tradições religiosas, direitos humanos, cidadania, entre outros, promovem uma interdisciplinaridade essencial, funcional e necessária.

    Por respeito a todos os que se empenharam para que constasse na Base Nacional Comum Curricular, com absoluta competência nessa abordagem, e todos que, pelo Brasil afora examinaram e validaram essa presença, e ainda em função da história de opressão religiosa no Brasil e a necessidade atual de assistência aos alunos e apoio à família, torna-se urgente e absolutamente necessário o retorno do programa de Ensino Religioso como disciplina constante entre as demais de Ciências Humanas na Base Nacional Comum Curricular.

               Cid Mauro Araujo de Oliveira.


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