domingo, 19 de fevereiro de 2017

Carta ao meu blog


           Já se diz que carta é coisa ultrapassada. Bem, não é para discutir isso que estou agora aqui. Mesmo porque não estou mesmo, no sentido lato, escrevendo uma delas. Mas, noutro sentido, estou, sim, pelo menos pelo aspecto intimista. Ou, quem sabe, pelo tom confessional. Uma carta a mim mesmo ou aos parcos frequentadores do que costumo escrever.

           Ontem fiz uma oração. Esse verbo "fazer" é coloquial, com relação a esse expediente de orar. Já escrevi sobre isso aqui. Orar tem marcas, há aquelas orações que foram mais nítidas e norteadoras do que outras. Associado a elas estão guinadas fundamentais da existência. Por exemplo, para quem acredita nisso, e este é o meu caso, a conversão ao evangelho se dá por uma oração.

         E, como também já foi dito, alhures, aqui, a partir daí, da conversão, uma porção de novas atitudes podem ser moldadas pela oração. A partir daí a relação com Deus se estreita. Antes da conversão, ela pode ser, por parte do orante, ainda muito tumultuada. Visto que Deus busca relação com todos e cada um, o orante pode, até mesmo, quem sabe, estar em conflito interno se assume ou não, definitivamente, relação com o Altíssimo.

        Chega, que isso já não mais está parecendo uma carta ao blog. Mas em minha oração de ontem, hoje voltado para ela, tentando, de certa forma, até repeti-la, por pura retomada de tema, conferência e, o que é essencial em oração, coerência, concluí que, por pura inércia de orações anteriores, cheguei onde cheguei. Geográfica e cronologicamente. Pensei nas orações de meus pais, crentes muito mais sinceros do que eu. Deduzi, sim, mesmo porque foram eles que me ensinaram a orar, pelo exemplo e por sua didática também, então concluí que pela inércia das orações deles sou o que sou.

         É claro que houve minha orações, posteriormente. Mas o empurrão inicial foi deles. Houve um empurrão inicial. Daí eu me referir à inércia desse movimento. Depois, já na avaliação da oração de ontem, deduzi que, se não fossem obstáculos por mim mesmo antepostos, o movimento dessa inércia me conduziria mais adiante, em qualidade.

        Outros fatores posso dizer que, de fora e ao longo do percurso, também serviram como impulsão. Lembrei-me da decisão basilar, que se tornou sensível, de ser pastor. Premido por todos os lados me fiz, pois há os que têm profunda certeza dessa nobre investidura. Eu me fiz, e olha bem como já escrevo, premido. Evidentemente que, a essa altura, a certeza veio depois. Ora, o meio social, principalmente alguns, que poderia citar, aqui, por nome, apontariam com o dedo, dizendo, sempre o soube que foi por inércia.

         Maledicentes. Eu bem sei a que chamo inércia. Mas, voltando ao assunto, a certeza veio depois. Melhor, pelo menos, que Jonas, o profeta, que certeza mesmo nunca teve ou a rejeitou, reiteradamente. Mas voltando, de novo, à oração, outro item nela postado como pergunta ao Altíssimo foi o futuro. Este assunto sempre incomoda. Lembrei-me do texto aqui escrito, linhas atrás, sobre o pesadelo de Abrão. Temia o futuro, Perguntava a si mesmo e a Deus, consequente e/ou inconscientemente, sobre o futuro.

        E, se vale como registro para um terceiro tema, na oração, a vocação também esteve em cheque. Bem, se já falamos num movimento por inércia, como no pinball, de obstáculo a obstáculo, com campainhas tocando, cheguei até cá. Pois a vocação, força motriz, também esteve em termos nessa oração. Daí o sentido e desejo de escrever carta ao blog. Há muito não o fazia, quer dizer, escrevia. Basta conferir a data aí, acima. E, nesse diálogo, fica o registro. Assim como a necessidade de continuar. Incluída uma volta ao blog. Por pura inércia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário