Aqui vai uma proposta de atividade relacionada ao reconhecimento, pelos alunos, da importância e relevância da cultura nacional, idependentemente da época e do gosto pessoal:
Proposta de atividade: esboço inicial
Utilização do vídeo “Pixinguinha e a velha guarda do samba”, do site Porta Curtas, realizado por Thomaz Farkas, para despertar o interesse dos alunos por traços de raízes da cultura nacional.
Link para o vídeo:
http://portacurtas.com.br/curtanaescola/pop_160.asp?cod=5080&Exib=5513
Introdução: Uma pequena preleção será feita à turma, no intuito de quebrar as “estranhezas” em relação às imagens e época do vídeo a ser mostrado. Também um histórico a respeito da origem do vídeo, do interesse, pesquisa e gosto do autor será interessante para situar os alunos no nível da pesquisa realizada.
Outros materiais a ser utilizados: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixinguinha
O link acima se refere a Pixinguinha na Wikipédia. É indispensável ao professor e alunos conhecer dados sobre a história desse músico a fim de que sejam realizadas as adaptações necessárias, tais como situar no tempo vida e obra dele, bem como aproximá-lo do mundo e da realidade dos alunos.
Thomaz Farkas: http://site.pirelli.14bits.com.br/autores/76
O link acima apresenta informações sobre o autor do vídeo, o que possibilita aos alunos entender os mecanismos que levam alguém a avançar em suas pesquisas e descobertas. Por exemplo, a faixa etária do autor, Thomaz Farkas, próxima àquela do músico Pixinguinha. O fato de Farkas ser um fotógrafo, trabalhar com imagens. Será também possível comparar a “mídia” usada, na época, pelo autor, o filme preto e branco, 16 mm, sem som. Todos esses fatores tornam possível ampliar a visão do aluno e despertar neles a curiosidade tanto pela arte, cultura e raízes do Brasil, quanto a capacidade e utilidade de novos meios de divulgação e conhecimento.
Competências a ser desenvolvidas:
Os alunos serão conduzidos a perceber a distância que nos separa dos fatos apresentados, mas reconhecerão sua importância da formação da identidade cultural brasileira. Também poderão reconhecer o esforço do pesquisador, que descobriu um arquivo de vídeo de cerca de 50 anos atrás e pôde restaurar imagem e som, associando os dois num trabalho de restauração. Uma ponte com a música de nosso tempo, com relação à evolução do próprio samba, demonstrará a diversidade dos modelos musicais e a necessidade de apreciá-los em sua diferença e em sua história.
Cid Mauro Oliveira.
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