Amigos, perdemos uma maravilhosa cantora e atriz francesa, que ficou muito famosa na França nos anos 60 e 70: Nicole Croisille. Era muito amiga minha. Acredito que foi minha melhor amiga na França. Gravou três músicas minhas: Velas, Love Dance e Começar de Novo. As duas últimas, comigo ao piano, foram gravadas em 1987, em Paris. Começar de Novo ela transformou numa linda versão em francês: Tout recommencer.
Nosso encontro foi dos mais estranhos. Ela, na primeira metade dos anos 80, conheceu minha música e se apaixonou. Um dia, resolveu me conhecer. Acho que foi em 1986, quando fiz um concerto com minha banda, A Famiglia, para 10 mil pessoas, no ginásio do Clube Guarani, em Campinas. Ela veio sozinha ao Brasil, pegou um ônibus para Campinas - não sei se assistiu ao show - e ficou do lado de fora do ginásio, me esperando. Sozinha. Demorei muito a sair, e o público todo já tinha ido embora. Menos ela, que nessa época já tinha uns 50 anos de idade.
Quando saí, ninguém na rua. Só ela. Ela veio até mim e, educadamente, se apresentou. Lembrei dela por causa do filme “Um Homem, Uma Mulher”, que assisti umas oito vezes (e me emocionei em todas, pois minha namorada havia terminado comigo entre 1966 e 1967). E Nicole era a cantora que interpretava, junto com Pierre Barrouh, os temas principais do filme. Dali começou uma grande amizade. Me convidou para ir a Paris e gravar com ela. Lá, estendiam tapete vermelho para ela onde quer que fosse. Me apresentou a muita gente bacana da época: Sacha Distel, Eddie Barclay, Claire Chevalier, muitos músicos...
Era uma pessoa linda, generosa, educadíssima, talentosa e inteligente. Apaixonada pela música brasileira, como tantos outros. Nascida em 1936, morre aos 88 anos e deixa muitas saudades em mim, na Valeria - que a adorava -, em amigos brasileiros como o cantor Zé Luiz Mazziotti, o cantor e produtor Favio Farias e a dupla de cantores “Les Étoiles” - Rolando Farias e Luiz Antônio - com quem convivemos muito em nossas idas a Paris. Nossas noites eram divertidíssimas, deliciosas. Nossos melhores tempos na capital francesa.
Viva Nicole Croisille! 🤍🌹
Veja no Face:

Nenhum comentário:
Postar um comentário