Raul , 80 anos !!!
sábado, 28 de junho de 2025
Raul e Leblon
Por falar em D. Pedro II
Numa viagem ao interior de Minas Gerais, no Brasil, o Imperador Dom Pedro II observou, no meio da multidão, uma negra que fazia grande esforço para se aproximar dele, mas as pessoas à sua volta procuravam impedi-la. Compadecido, ordenou que a deixassem aproximar-se.
sexta-feira, 27 de junho de 2025
Fragilidades e tenacidade
Ninguém espera ainda que haja quem escreva em cadernos, página após página, num canto de Rodoviária, por volta de quase 5h da manhã.
quarta-feira, 25 de junho de 2025
NÃO JULGUE POR APARÊNCIA
NUNCA SUBESTIME NINGUÉM.
terça-feira, 24 de junho de 2025
Bruxas
Elas voavam à noite... e os n@zistas tremiam só de ouvir o sussurro de seus aviões.Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de mulheres soviéticas entrou para a história de forma tão surpreendente que até hoje parece lenda — mas é tudo real.
Girgazes
Recentemente, o hoje aposentado segundo tenente Girgazes - que apesar da idade avançada, ainda recorda com detalhes aquela noite pavorosa no mar do Rio de Janeiro, quando o submarino alemão disparou dois torpedos contra o navio no qual ele estava - gravou um depoimento sobre a maior tragédia ocorrida em águas brasileiras na Segunda Guerra Mundial para o Projeto Memória, da Marinha do Brasil.
Imagem: DPHDM
Imagem: DPHDM
Imagem: DPHDMsegunda-feira, 23 de junho de 2025
Campeões Mundiais: Raça, amor e paixão
Sim, foi um Encontro Mundial. Nem tanto pelo futebol, embora tenha rolado um aqui e outro ali, na tela da TV 📺. E todas as torcidas tricolores, botafoguenses e flamenguistas representadas.
Porque rolou falar das recentes glórias tricolores e botafoguenses e de nossa querida, muito amada filha, papai Jorge e mamãe Eliana, nossa representante no Mundial, emocionada pela pegada no PSG, sem jeito nenhum de, ao menos, empatar.
sexta-feira, 20 de junho de 2025
Veja essa
Olha só essa história 🥰
👉Por trás da letra: Atrás da Porta 🎼Francis Hime morava nos Estados Unidos e passava férias no Brasil. Em uma festa restrita a poucos amigos, encontrou-se com Chico Buarque e tocou a melodia da música, Chico gostou e começou a escrever, lá mesmo, a letra . Os dois não se lembram o motivo - Chico atribui ao excesso ou mesmo a falta de bebida e até falta de inspiração momentânea - o fato é que o letrista só conseguiu fazer uma parte da música.
A obra incompleta ficou esquecida por um tempo, até que Elis a ouviu e ficou maravilhada. Gravou o trecho com letra e deixou a segunda parte apenas orquestrada, uma forma, para muitos, de pressionar Chico a concluir a música. 🎤
Chico finalizou a letra e o resto virou história.🎶
Atrás da Porta
Quando olhaste bem nos olhos meus
E o teu olhar era de adeus
Juro que não acreditei
Eu te estranhei, me debrucei
Sobre o teu corpo e duvidei
E me arrastei e te arranhei
E me agarrei nos teus cabelos
No teu peito, teu pijama
Nos teus pés, ao pé da cama
Sem carinho, sem coberta
No tapete atrás da porta
Reclamei baixinho
Dei pra maldizer o nosso lar
Pra sujar teu nome, te humilhar
E me vingar a qualquer preço
Te adorando pelo avesso
Pra mostrar que ainda sou tua
Até provar que ainda sou tua...
Via Pág. MPB Bossa
📸 Matéria da revista "Fatos e Fotos", de 12/11/1966. Chico Buarque, Elis Regina e Geraldo Vandré.
quinta-feira, 19 de junho de 2025
Gregório de Matos Guerra
A literatura brasileira é um espelho da nossa história, marcada por encontros e confrontos culturais entre indígenas, colonizadores portugueses, africanos escravizados e outros povos que formaram o Brasil. Mas, ao se perguntar qual foi o ponto de partida dessa tradição literária, é comum buscar por uma figura inaugural. Quem foi o primeiro escritor genuinamente brasileiro? Quem deu voz literária ao território que começava a se formar sob o domínio português?
Zózimo
Elegância, inteligência e técnica.
Essas foram as marcas registradas de Zózimo Alves Calazans, o eterno Zózimo, zagueiro que brilhou entre os anos 40, 50 e 60 e que hoje completaria 93 anos de vida.
sexta-feira, 6 de junho de 2025
Platoon
Quando a pré-produção de "Platoon" começou no início da década de 1980, Oliver Stone não era um diretor famoso; era apenas um veterano do Vietnã com um roteiro que ninguém em Hollywood queria tocar. Os estúdios o rejeitaram por anos. O realismo que Stone injetou no roteiro, baseado diretamente em suas próprias experiências angustiantes como soldado de infantaria no Vietnã, foi visto como muito sombrio, muito cru, muito anti-heróico para o público ainda acostumado a filmes de guerra que glorificavam o conflito. Foi preciso o sucesso de "Salvador", em 1986, também dirigido por Stone, para finalmente convencer os produtores a apoiarem "Platoon". Mas mesmo assim, o orçamento era limitado e o projeto foi considerado uma aposta arriscada.
Nicole Croisille
Amigos, perdemos uma maravilhosa cantora e atriz francesa, que ficou muito famosa na França nos anos 60 e 70: Nicole Croisille. Era muito amiga minha. Acredito que foi minha melhor amiga na França. Gravou três músicas minhas: Velas, Love Dance e Começar de Novo. As duas últimas, comigo ao piano, foram gravadas em 1987, em Paris. Começar de Novo ela transformou numa linda versão em francês: Tout recommencer.





















