quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

A última noite - Parte 5

    

   Então nunca tive você dentro, assustou-se perguntado? E aí veio, de novo, a angústia de saber, afinal, quando e como terminaria a conversa e a que ambiente, afinal, a antesala dava acesso. Não precisava, ouviu de novo. Você já ouviu casos de gente que, a vida toda, brigou intimamente contra Mim e que, na hora da morte, como vocês gostam de dizer, se consertaram Comigo? Sim, disse o homem. 

      Pois seu caso não foi esse. Você sempre lutou no seu íntimo em Me admitir como seu. E, no último momento, para piorar sua situação, morreu me xingando. Seu caso é diferente. Mas lhe veio, na cabeça, dizer poxa, mas não sinto que o Senhor não esteja dentro de mim. O Senhor mesmo não disse que, para esta conversa ocorrer, mais do que só o Senhor, quer dizer, junto com o Senhor, os outros dois tem de estar dentro de mim?

   Certo, homem, para o tipo de conversa que estamos tendo, sim, sua intuição se conforma. Mas haverá conversas Comigo, e veja tristeza nos meus olhos, em que estará vazio de Mim quem diante de Mim comparecer. Ele calou. Vamos, remonte ao seu passado, puxe pela memória, se refaça deste susto e lembre de todos os momentos em que ouviu (e viu) a Meu respeito. 

    Como num flash passavam, sem que se esquecesse, em sua mente. Deteve-se num deles, crucial. O Ancião o encarou. Desembucha, disse ao homem, entre irônico e circunspecto. O homem agora chorou, copiosamente. O Ancião esperou um pouco, para logo dizer enuncia.

     A pessoa que mais me amou na vida foi minha mulher. Ponto para você, disse o Ancião. E para ela também. Amar é Meu principal selo e o que de principal Eu reparto. O Senhor sabe que perdi cedo meus pais. Que a vida se desenhou dura para mim. E que minha brincadeira de provocação com ela foi tiro e queda. Ela me ganhou no olhar. Aqui ele estremeceu de novo, mas teve coragem para perguntar: aquele olhar... Sim, interrompeu o Ancião: tem a ver com o Meu. Meu Filho praticava, aliás, até hoje pratica, e tua mulher, já naquela época espalhava para quem ela olhasse.

      Ele se deteve, para dizer, então, desde essa época... Sim, Eu estava no teu encalço. O olhar dela me cativou. Casei com ela. Arrastei para o casamento minha usura. Minha murrinha. Ela me aturou a vida toda. Aquela mulher me amava. Quedou-se para dentro de suas lembranças, e agora encarava o Ancião, como que cobrando: nunca tivemos filhos e ela morreu de câncer! Assustou-se, de novo, com essa súbita ousadia e com esses termos, como dizer, humanos nessa conversa. 

     Mas esperou resposta. As razões por que filhos não vieram e por que foi câncer, o homem admirava-se de ver o Ancião repetir sua terminologia, não pertencem ao escopo desta conversa. E então? Ora, sim, a conversa agora tomava um rumo mais diretivo e mais cadenciado. Ora, acompanhei a agonia dela no hospital. 

     Demorou-se, para retroceder ao assunto anterior: Ela nunca se cobrou ou... quer dizer, acho que nunca cobrou do Senhor não ter tido filhos. Com um aceno de mãos, como a dizer não vem ao caso e, ao mesmo tempo, dizer vá em frente, o homem prosseguiu. 

     Na sua última vez que falou comigo me chamou de teimoso, me disse que me amava, disse que eu era turrão, mas bom marido... exagerada, ele comentou, sim, concordou o Interlocutor. E... o Ancião pedia arremate. 

      Mencionou você, quer dizer, o Senhor. Viu o mesmo meneio de mãos anterior. Disse que eu não esquecesse de... do Senhor, disse encarando, mas ainda não tão acostumado a todo esse despojamento que tudo ali representava. Precisava continuar. Ali, no leito, prometi. No cemitério, diante da cova, reneguei.

     A Mim. Ele olhou assustado. Você não renegou a ela. Renegou a Mim. Sim. Certo. Reneguei você. Manteve a afirmação, o termo mais íntimo e o olhar direto. Muito tarde para reconhecer, afirmou em seguida. Você não, propriamente, renegou. Você iniciou uma luta íntima e pessoal contra Mim. 

     Sim. Admito. Mas nem precisava. Precisava, repetiu noutro tom o Ancião. Todo mundo tem em vida a chance de, num gesto de amor, me conhecer. Foi sua chance. E chance de renegar também. Mas é luta vencida, feito a sua. Que morreu blasfemando de mim, porém não Me conseguia renegar definitivamente.

      Daí a necessidade dessa conversa. Quem assistiu a sua morte.... Vai dizer que fui para o... Se deteve aqui, a tempo, presumidamente, e assustado. Para esse lugar ninguém vai. Precisa optar por sair. A escolha está com cada um e cada uma. Renegar, no íntimo, Minha presença, impossível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário