sexta-feira, 8 de maio de 2020

Contarei tudo que puder - 7

    
Itaocara

    Tio Henrique homem pacato, de bons costumes, muito trabalhador na lavoura, chamada branca naquela época, lá no município de Itaocara ou então em todo o Est. do Rio. Lavoura branca era a plantação de milho, feijão, arroz, café, etc.
     O pequeno lavrador, como papai que tinha um pequeno sítio de 4 alqueires e meio de terra. Plantava milho, feijão, fumo ou tabaco, etc. Esses cereais eram o grosso de suas atividades. Daí tiravam para o sustento da família, vendendo parte da colheita no fim do ano, reservando-se nos chamados paióis a quantidade de milho, feijão, arroz, etc, para a alimentação da família e da criação de porcos, galinhas e ração dos animais de montaria.
     Tio Henrique morava, enquanto solteiro, conosco, isto é, sempre na companhia de papai que ele chamava de Tonico. Todo  Antônio (na intimidade) leva o apelido de Tonico. Mamãe Adalgiza Barcellos de Jesus era chamada pelo pré-nome mesmo de Adalgiza. Ela, mamãe, sempre tratava o tio Henrique com muita consideração e amizade. Ela levava em conta o seu companheirismo com papai. Mesmo porque eram dois irmãos que sobreviveram morando juntos, fazendo lavouras em sociedade.
      Tio Henrique que não se casou cedo ou no tempo próprio (ficando solteirão como se diz) tinha sempre umas economias reservadas. E na hora das aperturas financeiras era ele (tio Henrique) que socorria papai, emprestando-lhe dinheiro.
     O empreendimento da compra do sitiozinho acima citado, de quatro (4) e meio (1/2) alqueires no lugar denominado Farope no 4° Distrito do Município de Itaocara, foi adquirido com ajuda dos recursos financeiros do muito querido tio Henrique. Os dois irmãos Henrique e Antônio se davam muito. Mas quando havia qualquer atrito entre os dois, por qualquer motivo, mamãe era o anjo protetor, servia de anteparo para acalmar papai que tinha um gênio mais estourado ou mais irascível.

Jaguarembé: 4° Disitrito 
de Itaocara - nesta foto,
Jaguarembé de baixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário