sábado, 14 de março de 2020


Rio Branco, 27 de abril de 1995.

Queridíssimos pais.
Estou alegre por escrever novamente. São 8h aqui e o Isaac já voltou a dormir. Havia acordado às 6h30. Dei mamadeira, biscoitos (aos quais ele se refere como "ábu" - de "água" -, como faz com qualquer alimento que queira) e, depois, coloquei-o no "troninho" que vovó Dorcas comprou. Está começando a acostumar-se e hoje foi a quarta ou quinta vez em que conseguiu fazer "caquinho" desse modo. Está cada vez mais inteligente. Toda a vez que escuta música ou som do relógio (aquele, que toca músicas de hora em hora), ergue o bracinho como se estivesse regendo. Talvez minha mãe veja realizado no neto o sonho de ver o filho maestro. Já põe a mão no cocuruto da cabeça quando vê o pratinho de comida, para fazer oração, e já sabe fazer "memém". Às vezes diz "êêêêh!" quando a oração termina. Aquele corinho que diz "O véu que separava, já não separa mais" ele aprendeu comigo e quando ouve na igreja faz os gestos. Continua sorridente mas também manhoso. Não quer dormir no seu berço. Esta noite eu obriguei. Até que ele entendeu logo minha bronca e chorou pouco. Logo dormiu. Havíamos colocado em nossa cama, mas nem o sono dele e nem o nosso tornam-se tranquilos. Ele se mexe muito e, com seu "cabeção", choca-se ora com o pai ora com a mãe. Regina perguntou, noutro dia, pela vovó. Ele respondeu "bôôô", que significa "acabou". Para ele, quem vai embora, qualquer coisa que caiu, a comida ou água que termina é "bôôô". Quando eu saio ou Regina ou um dos dois fica em casa com ele, se não o distraímos, sai pela casa chorando sentindo a falta. Não é possível eu e Regina, juntos, nos dedicarmos a qualquer atividade. Um dos dois precisa "pastorá-lo", como se diz aqui, ou "tomar de conta" dele. Aqui ele é identificado como "menino homem" (menino para o acreano é bebê). Logo, quando nasce uma menina, nasceu um "menino mulher". Na igreja tudo segue normalmente. [...] No mais está tudo muito bem, graças ao bom Deus. Regina está dando aulas de Teoria. Como minha mãe disse na cartinha ao Isaac, foi Deus Quem realmente colocou Regina em minha vida. É excelente auxiliadora. Não reclama de nada e reconhece que Deus nos colocou numa casa também excelente. Ela também está percebendo como estou alegre e realizado no pastorado e como missionário. Sentiu a diferença nos sermões. Estão mais variados e transmitem mais segurança e instrução. A mudança de Cascadura para cá foi boa nesse sentido. Ali eu me preocupava muito com a "queda-de-braço" tradicional X renovado. Aqui esse conflito não chegou e percebemos como é desgastante lidar com isso nos grandes centros como Rio, São Paulo e Recife. Creio que Recife reflete mais o que ocorre aí no Rio. Estamos realizando cultos nos lares às quintas e sextas, cada dia em uma Congregação, seja Vila Betel ou Estação Experimental. São ótimos. Realizamos um extra no domingo passado, a pedido de uma filha do Sr. Antonio, sr. esse socorrido por um jovem da igreja em um acidente sem maiores proporções. Morava aqui perto de casa e por isso convidamo-lo para o cultinho do Isaac e depois fomos a sua casa realizar o culto. O filho dele decidiu-se publicamente por Cristo. Sábado agora vou pregar na Igreja Presbiteriana da Floresta, que comemora seu 1° aniversário. O pastor José Augusto convidou-me. Na casa pastoral dessa igreja é que nos hospedamos. Recebo com frequência jovens da igreja aqui com quem procuro conversar, seja a pedido deles ou a pedido meu. Tenho conversado com os casais de namorados, por exemplo. Aqui é muito fácil manterem relações extra-conjugais. Procuramos evitar, aconselhando-os, assim como nos estudos e pregações exortando-os. Recebemos o pacote da PUC e os cartões seus e mais da Gilca e os outros vovós, todos no mesmo dia. Continuamos orando pela vinda de vocês logo no começo de julho. Preparem-se, orem  e animem-se mutuamente. O clima está bom agora, com chuvas (não muito frequentes) e fez até um pouco de frio (de puxar cobertor), inclusive no dia 21/4. Em julho vocês pegarão frio e em agosto o início do verão. Nessa época, até outubro, as estradas do Estado, na sua maioria de barro, tornam-se transitáveis para carros sem tração. Às vezes, na época de chuva, nem carro com tração resiste. Moramos em cima de uma colina (por isso o bairro de chama Bela Vista, aliás, o Conjunto Residencial tem esse nome). Avistamos o aeroporto e a saída para Porto Velho. Pretendemos visitá-lo em agosto junto com vocês e a Sandra Roger. Fiquei feliz em saber que vão bem de saúde. Cuidem-se e, como disse Jesus, "Tende bom ânimo", que é um otimo remédio. Liguei ontem duas vezes para a Marli Melione e não atenderam. Fiquei preocupado. Tentei às 7h30 daqui (21h30 aí) é às 9h30 daqui. Mande notícias e diga que telefonarei novamente. Dê lembranças também ao Serginho e meu endereço para que eu possa corresponder-me com ele. Dê abraços à Norma e esposo e também à Rute Melione. Pergunte se ela não quer ser missionária no Acre. Escrevi para o Isaías e para os Quitério. Também para a Jaíra e os garotos dela. Vou escrever ao Dagoberto também. Mandem os endereços de tias "Nice" e Gislaine. Ainda não escrevi ao Lincoln mas estou providenciando. Mande também o endereço do Eurico, que tantas vezes pedi aí no Rio. Quero escrever para eles também. Se conseguirem o endereço do Mazinho, da tia Jani e tia Nadir (do tio Isaías também) podem mandar. Escrever aqui é muito bom para aproximar e também divulgar o trabalho feito aqui. Diga a D. Dorcas que saiba separar-se de Cascadura como Deus nos deu, a Regina e eu, o privilégio de fazer, ou seja, sem traumas. Vicente de Carvalho ou Abolição são Boa escolha. Diga também que em qualquer lugar os costumes "renovados" estarão presentes. Acho até muito bom, quando se é moderado. Aqui batemos palmas, erguemos as mãos, Regina e eu, naturalmente. Não existe espírito de disputa ou estigma de renovado para quem faz isto. Em Cascadura não fazia com liberdade, pois esses gestos viraram símbolo da reação ao meu pastorado, que eu julgava injusta. Por isso não comungava com eles. Mas aqui, nos alegramos e não há ressentimentos. (Ah! sim, não recebemos ainda o Estatuto. Mas não se assuste porque o Correio atrasa às vezes). No próximo telefonema notifico se recebemos. Estamos estudando Colossenses, diga ao Pastor daí de casa. Baseamo-nos no livrinho amarelo de P. Filho. É bom porque visa "buscar a vida lá do alto". E para isso cavar fundo, cada vez mais fundo, em Cristo. É a carta da excelência de Cristo. Está muito gostoso. Papais: aqui sentimos saudades mas também sentimos que vocês dois nos prepararam para isso. (Quem dera Lourdes e Heraldo entendessem que Deus lhes deu o privilégio de também preparar Regina para isso, junto comigo). A "oração de Ana" que D. Dorcas fez lá pelos dois dos anos 50 somente agora, 37 anos depois, Deus requereu dela. Teve mais sorte do que Ana, que teve de devolver Samuel ao Senhor logo que desmamado. Tive o prazer de ser pastor dela durante 10 anos (e ainda me considero). Aqui também recordo de vocês quando tomo Isaac no colo e penso que um dia vocês fizeram isso comigo (lembram? Mas nada de lágrimas...). Agora, antes da carta, por exemplo, ele estava deitado sobre o meu corpo para dormir sossegado. Coloquei-o sobre o colchonete e vim para a máquina. Regina e eu chateamo-nos porque vocês e os pais dela não estão acompanhando, passo a passo, o crescimento dele. Mas, se mergulharem nos seus corações onde, pela misericórdia de Deus encontram Jesus, saberão que estamos onde Deus se alegra que estejamos. E, fazendo Deus alegre, nos realizamos também. Ontem ressaltei o versículo de Colossenses 1,11b-12: "com alegria, dando graças ao Pai que vos fez idôneos à parte que vos cabe da herança dos santos na luz". Assim: fazendo Deus feliz (o vers. 10 fala de viver "para o Seu inteiro agrado") e sendo gratos e felizes em Deus. Estamos certos de que as saudades são menores do que essa alegria. Orem por nós.  Queremos tocar fogo no Brasil, com uma queimada a partir do Acre que ninguém possa apagar. Mas os perigos são muitos. Deus que não me deixe cair em ciladas de orgulho próprio, adultério (facílimo por aqui), dinheiro (há empregos que podem encher olhos) etc e etc. Sempre conto com vocês pois são o nosso Quartel General e a nossa retaguarda. O ministério aqui começa aí. AMAMOS VOCÊS MUITO. A CARTA DO ISSAC EMOCIONOU A MIM E À REGINA. Orem também por Heraldo e Lourdes para que amadureçam. Impossível que, com essa separação e o decorrer do tempo Deus não consiga isso, mesmo que continuem a resistir. Estão adiando (e desprezando) bênçãos. Até já.
 
                   Seu filho, seu neto e sua filha.
                                 Cid Mauro
                     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário