quarta-feira, 19 de junho de 2019

Artigos soltos 47

Me dê motivo

     Tim Maia cantava sua música com esse início. Que me fez refletir numa distinção fundamental entre amor e ódio. Este, é gratuito. Já o amor, carece de motivo. 

     É a melhor maneira de entender por que amar até o inimigo. Diante dessa impossibilidade, ao nível humano, uma vez que a Bíblia os inclui no grupo, do mesmo modo, alvo do "um único mandamento vos dou", só se pedirmos a Deus um motivo. 
     
       Éramos considerados inimigos de Deus, antes de que derramasse por nós o seu amor. Então,  Deus procurou motivo por nos amar. E para tanto, como diz Isaías, fez enfermar o Filho, conquistando salvação para todos os seus inimigos, isto é, todos.

 Indistintamente, Deus ama. Incondicionalmente, Deus ama. Em Si mesmo, Deus busca motivo de amar. Porque somente em Deus, no sentido de origem e autenticidade, existe amor.

      Para amar, imprescindível buscar em Deus motivo por que amar. Em Deus, o motivo por que amar. Por isso, é necessário amar como Deus ama. Porque assim como Deus é único, só existe um tipo de amor e uma única maneira de amar.

    Paulo Apóstolo ensina que o amor excede todo o entendimento. Porque em Deus reside a lógica do amor. Por isso não há como entender, no alcance da lógica humana.

     E também diz que amar é ser tomado de toda a plenitude de Deus. Toda a vez e sempre, pedir a Deus, como no refrão de Tim Maia, me dê motivo. 

     Em Deus reside todo o motivo por que amar. Enquanto o ódio é gratuito e nutri-lo é violentar o amor, porque não tem nem lógica nem motivo, para amar há todos e quaisquer motivos. 

     Só Deus concede motivos por que amar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário