terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

 Algumas versões traduzem “Beemote” como hipopótamo ou elefante, mas o animal aí referido não possui características nem de hipopótamo nem de elefante. A descrição bíblica indica que o animal possuía uma cauda grande e potente, pois é comparada com o cedro – árvore alta, forte e resistente. Ora, hipopótamos ou elefantes não possuem uma cauda como esta, descrita no v. 17. A declaração é que tal animal se alimentava em lugares altos, diferente do hipopótamo e do elefante. Juntamente com o v. 23 concluímos que se trata de um animal muito grande e pesado, pois não se alarmava com enchentes, mesmo de um rio como o Jordão, com um considerável volume de águas.

Além disso, o hipopótamo não é encontrado na região geográfica que descreve esse acontecimento bíblico. As particularidades deste animal apresentadas nesses versos são as de um dinossauro herbívoro, provavelmente um braquiossauro, que media aproximadamente 25 metros de comprimento, 15 metros de altura e pesava cerca de 90 toneladas.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

 Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós". Josué 3:5


"Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.
Procederam corruptamente contra ele, já não são seus filhos, e sim suas manchas; é geração perversa e deformada". Dt 32:4,5

     Santidade e o agir Deus.

1. Nosso primeiro equívoco é imaginar que são nossas ações que desencadeiam o agir de Deus. Mas é o contrário: o agir de Deus que desencadeia em nós (ou não) o que é justo.

      Caim e Abel são exemplo da diferença entre ser, diante de Deus, santo ou não.

"Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta; ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante". Gn 4:3-5

- Qual foi o agir de Deus em direção à proposta de santidade na vida de Caim (Abel tinha o que faltava ao irmão):

"Então, lhe disse o Senhor: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?
Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo".
Gênesis 4:6,7

1. A santidade começa na conversão: esta começa no arrependimento:
"Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte". 2 Coríntios 7:10

Primeira lição a aprender: não é o nosso agir que desencadeia o agir de Deus, mas nos afastarmos do pecado para nos consagrarmos a Deus que permite a Ele usar-nos.

2. Nosso segundo equívoco é supor que maravilhas são feitos de Deus que se distinguem de quaisquer outros, pois todos os feitos de Deus são maravilhas.

"Ora, não tendes chegado ao fogo palpável e ardente, e à escuridão, e às trevas, e à tempestade,
e ao clangor da trombeta, e ao som de palavras tais, que quantos o ouviram suplicaram que não se lhes falasse mais,
pois já não suportavam o que lhes era ordenado: Até um animal, se tocar o monte, será apedrejado.
Na verdade, de tal modo era horrível o espetáculo, que Moisés disse: Sinto-me aterrado e trêmulo!
Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia
e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,
e a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão que fala coisas superiores ao que fala o próprio Abel".
Hebreus 12:18-24

"Disse-lhe Deus: Sai e põe-te neste monte perante o Senhor. Eis que passava o Senhor; e um grande e forte vento fendia os montes e despedaçava as penhas diante do Senhor, porém o Senhor não estava no vento; depois do vento, um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto;
depois do terremoto, um fogo, mas o Senhor não estava no fogo; e, depois do fogo, um cicio tranquilo e suave.
Ouvindo-o Elias, envolveu o rosto no seu manto e, saindo, pôs-se à entrada da caverna. Eis que lhe veio uma voz e lhe disse: Que fazes aqui, Elias?".

1 Reis 19:11-13

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Carta 1995

               

 Prezado Rev. Cid Mauro Araújo de Oliveira:

   ___ É para mim um prazer escrever-lhe e o faço com grande alegria. Sempre o admirei profundamente. Peço-lhe permissão para citar alguns pensamentos... "uma viva inteligência de nada serve se não estiver a serviço de um caráter justo, um relógio não é perfeito quando trabalha rápido, e, sim, quando trabalha certo" --- Uma fábula oriental dava conta de um espelho que permanecia claro quando os bons se miravam nele e se embaciava quando os impuros o fitavam. Assim, podia o dono dele conhecer o caráter dos que dos que o utilizavam ---- Sem dignidade de caráter é impossível fazer-se caminho no mundo. ___ Quando de perde a riqueza, nada se perde; quando se perde a saúde, perde-se alguma coisa; mas quando se perde o caráter, perde-se tudo!" ___Quando o homem escuta, Deus fala. Quando Deus fala, os homens são transformados, o caráter das Nações é modificado. ____ Rev. Cid Mauro, citei estes pensamentos como uma homenagem ao seu caráter. Você herdou de seus pais um caráter adamantino. Sempre o admirei profundamente, pela tenacidade nos estudos, fez um grabde 2o grau na Escola Técnica Federal, um grande Curso de Bacharel em Teologia, Licenciado em Português-Hebraico, pela UERJ --- Mestre em Teolgia pela Pontifícia Universidade Católica. Foi professor de Hebraico em vários Seminários ---- além de outras atividades. E por grande capricho deixou para constituir a sua família, ainda jovem, mas com a idade bem madura, tudo para poder fazer cursos especiais na vida. --- Fez um excelente casamento. Já é pai de um lindo menino que vai alegrá-lo de uma maneira profunda (Isac). É casado com Regina Célia moça de valor, a gente nota, só em entrar em contato com ela, moça segundo o Coração de Deus. Você é um homem segundo o Coração de Deus casado com uma moça com as mesmas qualidades. Deus há de abençoá-los profundamente. Quero parabenizá-lo pela estada de seus pais em sua casa, respectivamente: Dorcas Lima Araujo de Oliveira e Pastor Cid Gonçalves de Oliveira, sendo que ele comemorou no dia 21 de agosto 77 anos de preciosa existência. Tive o oportunidade de orar por ele. Tenho uma dívida impagável para com ele, só  a eternidade poderá pagá-la. Ele sempre foi um homem especial. Toda a família Gonçalves e Barcelos o admiram pelo seu carinho e gentileza. Quero augurar-lhe muitos anos de vida.
     Rev. Cid Mauro que Deus o abençoe abundantemente. São os votos de Nair de Jesus Barcelos e de Isaías Barcelos de Oliveira e toda a família. Que Deus faça de você um instrumento poderoso de Sua paz.
     
     São os votos de:
Isaías Barcelos de Oliveira e
Nair de Jesus Barcelos.