domingo, 8 de janeiro de 2023

Futebol e a Fábrica Bangu - 4

Estação Central de embarque ferroviário
 para Bangu

 Conta a história que após presenciar o desembarque na Estação Terminal de Passageiros do porto do Rio, o Sr. Donohoe seguiu até a Estrada de Ferro com sua família e todas as bagagens numa carroça, e da estação da Praça da República tomou o trem até Bangu.

   Causou surpresa aos viajantes quando retirou da mala aquele pedaço de couro, com costuras expostas nos gomos e, com a ajuda de uma bomba de ar, encheu a "bexiga" dentro do vagão, começando a quicá-la.

   Na manhã de domingo, dia 9 de setembro de 1894, já era possível ver o Sr. Donohoe arrumando uma área livre (o que era fácil de encontrar nas proximidades da fábrica) e fincando quatro estacas, duas de cada lado da várzea, formando assim as traves.

   Quem passasse pelo local naquela manhã, poderia imaginar que o escocês estivesse tentando construir alguma coisa. À tarde, porém, devem ter pensando que todos os técnicos britânicos tinham enlouquecido.

   Thomas Donohoe chamou, de casa em casa, todos os seus companheiros dos velhos tempos. Um grupo composto de doze homens apareceu no campo improvisado em frente à fábrica, apresentando aquela que queria a primeira partida de futebol no Brasil, com a primeira bola a entrar em nosso continente.

    Participaram deste jogo pioneiro, em setembro de 1894, em Bangu, os senhores: F. Smith, Clarence Hibbs, E. Elkin, Thomas Hellowell, John Stark, M. Sutton, James Hartley, Thomas Donohoe, W. Jeakes, Henry Bennet, J. Harmond e Thomas Sterling.

Nenhum comentário:

Postar um comentário