sábado, 13 de agosto de 2022

Jeremias 7

   Onde estás? É a primeira palavra de Deus ao homem após a queda. Nem saber onde está o homem consegue. Jeremias começa seus oráculos denunciando onde está o, assim identificado, povo de Deus.

   "Assim diz o Senhor : Que injustiça acharam vossos pais em mim, para de mim se afastarem, indo após a nulidade dos ídolos e se tornando nulos eles mesmos", e sem perguntarem: Onde está o Senhor, que nos fez subir da terra do Egito?", Jeremias 2:5-6a.
 
   Impossível outra fala introdutória, quando Deus se dirige ao ser humano, homem ou mulher, ainda no jardim do Éden, que não sabem onde estão. Na verdade, não sabiam em que condição a queda os havia deixado. Sempre a primeira fala de Deus com qualquer que seja, terá pecado como tema.

    Logo em seguida Jeremias vai dizer, como argumento, que encontra mais firmeza e convicção na confissão nula da crença nos ídolos, entre outras nações diversas, do que, da parte do próprio povo, a confiança no Deus vivo. O profeta, estupefato, confronta o povo com esse seu argumento.

  Pelo menos, três indicadores há nessa primeira interpelação do proefeta ao povo: 1. Que injustiça acharam em Deus?; 2. Porque dEle se afastaram; 3. Como, seguindo após nulidades, tornando-se nulos em si mesmos?

    Supondo Deus, que injustiça nEle? Então, por que dEle se afastar? Fora de Deus, então, nulidade de deuses, tornando-se a si mesmos nulos. Configurada, nesse início, a fala do profeta, passa a descrever com detalhes o que encontra na realidade e contexto do povo.

     Onde está o Senhor? O profeta cobra do povo que tivesse feito essa pergunta. Os pais, a quem se dirige Jeremias, inquirindo deles, assim como dos sacerdotes, que lhes deveriam servir como referencial.

     Sem dúvida a pergunta de Deus pelo: "Onde estás?" Poderia e deveria ser respondida por um onde estás desta vez dirigido a Deus: "Onde está o Senhor?".

    Somente Deus pode dizer onde o homem está. Para então pôr no coração dele o sentido de perguntar a si mesmo por Deus. Deus sempre sai ao encontro do homem ou mulher que dEle fogem.

    Homem e mulher sempre em fuga. Deus sai ao seu encontro para lhes fazer ver onde estão. Pondo no seu coração a pergunta por Deus. Para que, sem Deus, não se tornem nulos em si mesmos.

     A conclusão de Jeremias sintetiza a perícope: "Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas", Jeremias 2:13.

    Abandonar o Senhor significa cavar cisterna sem finalidade. Uma tarefa vital para o que é vital e a nada redunda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário