sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Com minha mãe Dorcas Oliveira


8 de março de 2016

Parabéns a todas as mulheres. Vocês até que tentaram, mas a mais bonita é essa aí, minha mãe. Ensinou-me tudo o que sabia sobre evangelho: acho que não aprendi nem a metade. Mas deu para que Jesus, em seu amor, me convertesse. Deus me abençoe que possa seguir ao seu encontro, na cidade do Rio, onde mora. Está fazendo exames que podem, até, indicar certa gravidade. Mas, como sempre, Deus está no controle. Ela aí está em plena atividade, como sempre, plantão 24h e full time, principalmente quando vem ao Acre (ou em casa, ou na Fluminense, ou na Sede, em Vida Cristã, enfim, incansável: Dorcas no nome, serviço na vida). Orem por ela. Dia 12 de março agora completa 86 anos de uma vida enriquecedora. Contamos com vocês e podem seguir, sim, a fé que Dorcas professa.



3 de abril de 2016

Creio que esta foto bem caracteriza minha mãe. Essa mão enorme, que me trocava fraldas nos bancos da Igreja Congregacional de Nilópolis, ela herdou do pai Baldomero: essa mão representa a diligência de Dorcas. A revista que ela está a ler, e já aviso que não foi uma montagem, é Vida Cristã, que representa sua postura diante da denominação Congregacional, que ela escolheu honrar desde que se entende por gente, e já vão 86 anos de vida. E, em terceiro lugar, vamos aos nomes, todos os nomes, de todos vocês que a conhecem e compartilham de sua vida: começo pelos médicos e médicas, mencionando aqui meus primos Dr. Gisley e sua esposa Dra. Tatiana, por meio de quem Dorcas foi acolhida no Hospital Federal Cardoso Fontes. E menciono também a mãe e sogra desse casal, a irmã Gislaine que, junto com toda a família, estamos de prontidão. E, por último, representando outra virtude da vida de Dorcas, menciono Dercilia, filha do irmão mais velho de meu pai. Ainda aqui em casa antes da internaçao, era de quem Dorcas procurava a mão para uma massagem de alívio no abdômen e oração conjunta: há 66 anos atrás, quando essa prima tinha 12 anos, Dorcas falou de Jesus a ela que, desde essa época, creu no que minha mãe falou. Mãos de Dorcas, denominação dela e sua ocupação rotineira, falar de Jesus. No momento, ela luta contra uma oscilação de pressão e infecções ocasionais na UTI do Cardoso Fontes. Mas está entregue ao conforto e consolo do Deus que ela nunca deixou de nEle confiar. Nossa gratidão a Ele e a toda essa companhia de familiares, amigos, irmãos, médicos, enfermeiros e funcionários daquele hospital.


19 de abril de 2016

Esta linda senhora é minha prima Dercilia, primeira filha de José, irmão mais velho de Cid, meu pai. Dorcas falou de Jesus a ela em 1950, quando da viagem a Itaocara, RJ, para conhecer a família do então seu noivo Cid. Dercilia tem cuidado de Dorcas, nesses anos recentes, e agora de mim, hospedado no ap do Méier: uma das melhores cozinheiras que já conheci. Mas a conversa aqui também é a cirurgia de Dorcas, marcada para amanhã, duas possibilidades: retirada da parte afetada, espécie de redução de estômago; ou uma outra via de conexão com o duodeno, para retorno à ingestão normal de alimentos. Agradecemos a todos essa jornada de vigília e orações, Deus gracioso seja louvado: tem nas Suas mãos a nossa vida e a de Dorcas também.



8 de maio de 2016

Caprichos do calendário, Dorcas estava com passagem comprada para em 23/3 viajar para o Acre, início da temporada dos aniversários em família, um em março, dois em abril e o meu em maio. Adoeceu, então abalei-me de Rio Branco para Rio de Janeiro. Cheguei 9/3, acompanhei o exame dela em 10/3 e comemoramos, dia 12/3, seus 86 anos. Agora, 6/5, completei quase 60 e agora, 8/5, é o Dia das Mães e amanhã, 9/5, está marcada a sensível e delicada cirurgia de Dorcas, caso haja vaga na UTI. Registro aqui gratidão ao bom Deus pela dádiva que minha mãe representa a mim e a todos vocês que têm acompanhado essa caminhada de fé. Multidão de amigos, laços que ligam essas duas capitais tão queridas, a que viu nascerem eu e minha esposa, e a que acolheu com aconchego, carinho e amor, a mim e a minha família, já a 21 anos. Gratos por essa rede de amigos e irmãos que se manifesta por meios diversos enchendo de consolo nossa vida nesta mais recente jornada. Vocês são dádiva do amor de Deus. Parabéns agora, especialmente, a todas as mamães neste seu dia e vamos seguir firmes, a cada passo de fé. Muito gratos, eu e Dorcas somos a todos vocês.


21 de maio de 2016

Hoje Dorcas virou-se em direção à janela. A vista é essa que aí se vê. Foi enumerando o nome das árvores que identificava e comentou sobre o canto dos pássaros. É assim mesmo. Janelas foram feitas para vermos através delas. Aliás, quem inventou dar o nome "Windows" ao programa que abre janelas na tela do micro, acertou. Enxergamos a vida por janelas. Uma há que se abre para a eternidade. Quando e se você enxerga por ela, a paisagem que se desenha nas janelas da vida terá sempre outro sentido. Isso porque se avista sempre, adiante, vitória. É a Bíblia que diz que, em Cristo Jesus, somos (sempre) mais que vencedores. Está prestes a trocar, definitivamente, alimentação parenteral por enteral, meio caminho à via oral.


4 de junho de 2016

Bom dia. Mais um dia, no Cardodo Fontes, dádiva de Deus. Desde 20/3, lá se vão dois meses e quatro dias em junho. A cada dia, um novo milagre. Ou será que você não acredita assim? Fui surpreendido por uma funcionária que veio orar conosco na enfermaria de Dorcas. Há melhor maneira de começar este dia, mais um dia? Contou-me que derramava no álcool sua vida e era contada como definitivamente perdida por sua família. Passou a ir, em secreto, à igreja. Madrugadas a fio prostrava-se, igual a um muçulmano, contou, chorando muito. Encontrou-se com Deus, ela me contou. Agora, derrama sua vida aos pés de Jesus. Hoje, testemunho eu, ela pratica, em seu ofício, a cada turno de noites, culto ao Senhor, por meio do trabalho que realiza. Testemunho eu, aqui é lugar de milagres. Acredita nisso? Então, curte. E também ore pelos médicos, pelos residentes, pelos e pelas enfermeiras, cada funcionário de apoio aqui desta casa, cada paciente aqui internado, cada familiar e acompanhante como eu, seja na fila das enfermarias ou do CTI. A realidade da vida também passa por aqui. Caso Jesus, presença física dEle, estivesse entre nós, seria um dos lugares de sua preferência visitar, para que distribuísse, por sua graça, consolo de Deus.



7 de junho de 2016

ESSA AÍ É A CONGREGACIONAL DE NILÓPOLIS ONDE SERÁ REALIZADO AMANHA ÀS 8h30 O CULTO DE DESPEDIDA DE DORCAS. AV. MENA BARRETO 550 - RUA EM LINHA DIRETA A PARTIR DA PRAÇA PRÓXIMA À ESTAÇÃO DE TRENS.


8 de junho de 2016

Festa. No céu. "Oh, que belos hinos hoje, lá no céu", como consta em Salmos & Hinos, hinário predileto de Dorcas. Citação livre que faço, porque não foi um filho mal que voltou, mas uma filha boa, não de si mesma, mas pelo que deixou Jesus fazer em sua vida. Agora repousa, para nós, aí no sopé dessas lindas serras do Gericinó, no Jardim Mesquita, pertinho de Nilópolis, RJ, município onde nasceu. Na foto, também, duas pérolas: Nadir, 87, única irmã viva de meu pai Cid, e Vanderleia, filha que Dorcas adotou, também cuidada pela dupla médica Gisley e Tatiana, que providenciaram internações para as duas. Você que lê estas linhas foi fundamental, quando escreveu aqui seu recado, sempre transmitido a Dorcas no Cardoso Fontes. A cada dia um milagre e agora, a vitória reservada aos que creem em Jesus e deixam esta vida, para entrar na eternidade, exemplo de fé e amor que Dorcas praticou e que deixa como lição para nós.



6 de junho de 2016

Esta é a mãe mais linda do mundo. Desculpem, para quem discordar: quase morre qdo nasci em 1957, ao meu lado qdo me entreguei a Cristo, em 1963, entrou comigo na formatura do Seminário, em 1981, quando casei, em 1993, estudou Bíblia e orou com meus filhos, até 2016. Nesse ano, eu que a acompanhei, até que se despediu e foi para casa. É certo que nos reencontraremos. Crês nisto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário