sábado, 5 de janeiro de 2019

    Mulher

    A Bíblia sempre a colocou no seu devido lugar. Nunca depreciando seu valor. Desde o Gênesis quando, textualmente afirma: "Criou Deus o homem a sua imagem, à imagem de Deus os criou, homem e mulher os criou".

    Definitivamente, a mulher também, como o homem, foi criada à imagem de Deus. Porém, com a continuidade da história, a Bíblia denuncia que o casal, homem e mulher, escolheram desobedecer a Deus.

    Também estiveram juntos na expulsão do jardim, sua antiga casa, do mesmo modo que estiveram juntos na queda. Daí começam os aspectos negativos no relacionamento dos dois, incluída a visão depreciativa contra a mulher.

    No texto em que Deus declara as consequências diretas da queda, está indicado que, no caso da mulher, como vício permanente do relacionamento, o desejo dela seria para o marido que a governaria.

    Realista como é, a Bíblia não deixa de mostrar casos em que a mulher é menosprezada pelo homem. E essa tendência, com o passar dos anos, agrava-se cada vez mais.

     O primeiro sintoma é o gesto machista de Lameque, descendente de Caim que, além de se tornar o segundo homicida por causa fútil, toma para si duas esposas, distorcendo o padrão de Deus para o casamento.

     Mas, tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento, é possível verificar-se orientação clara sobre a importância e o modo digno de se tratar a mulher.

     Assim como há casos em que, mesmo para homens de fé, ainda que com a cumplicidade da esposa, tenham agido  de modo errado. Por exemplo, quando Sara oferece a serva a Abrão, como barriga de aluguel, desobedecendo a orientação de Deus, sem dar o devido tempo à fé para que a promessa seja cumprida.

      Homens do Antigo Testamento constituem-se em bom exemplo, mesmo quando o ideal de Deus para o casamento não foi rigorosamente seguido. Como no caso de Elcana que, como seu antepassado, tendo duas esposas, respeitava as duas, porém a Ana dedicou amor, superando o fato de não lhe ter dado filhos.

      A igualdade entre homem e mulher, diante de Deus, é reafirmada por Paulo, quando o apóstolo indica que a proposta do evangelho é igualar a todos: "não pode haver judeu, nem grego; nem escravo, nem liberto; nem homem, nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus".

    E quem na Bíblia, definitivamente, resgata o valor da mulher é Jesus, em cada atitude referente a elas. Jesus as trata como a iguais, inclusive tendo assistência de um grupo de mulheres, de modo permanente, para ajuda e sustento em seu ministério, ver Lucas 8,1-3.

     Elas são de todas as classes sociais, Joana, esposa do procurador de Herodes, e dispõem até sustento financeiro do ministério de Jesus. Jesus conversa longamente com elas, sem nenhum preconceito, quando já era acusado de sua opção preferencial por pecadores, Lucas 5,19-32.

      Também são elas que tomam a iniciativa e demonstram seu valor missionário, quando se reúnem à beira rio, em Filipos, cidade onde não era permitido construir sinagogas. Uma das igrejas mais maduras e, efetivamente, apoiadoras de Paulo nasceu como resultado dessa corajosa iniciativa, Atos 16,13.

      A conversa de Jesus com a Samaritana define o modo como não interpõe barreiras de acesso, subverteu a visão preconceituosa de seu tempo e revelou-se a elas no mesmo grau de prioridade.

     A Bíblia se atualiza de modo permanente quando define padrões de relevância tanto para o homem, quanto para a mulher, com relação ao lugar na sociedade, assim como na relação com Deus e entre si.

    E um erro comum definir que, na relação com Deus, exista uma hierarquia em que o homem se situa acima da mulher. Também é um erro entender que, no casamento, a posição da mulher é subalterna.

     Ela é a auxiliadora idônea. Significa dizer, pelio menos, duas coisas: como auxiliadora, não há nada que o homem faça que prescinde a cooperação da mulher: ela está apta para, em tudo, socorrer, ser arrimo e parceira do homem.

     E quanto a ser idônea, sua opinião em qualquer assunto, sua habilidade e sabedoria são essenciais: está apta e qualificada, plenamente adaptada e é a pessoa certa e impresimprescindível ao homem.

     Foi uma mulher que Jesus enviou para avisar aos apóstolos que ressuscitou. Elas estavam em prioridade com relação a sua atenção. Se era coisa de mulher jogar perfume sobre o corpo inerte, cuidado, tudo o que fazem é surpreendente, pertinente e premente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário