quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Reflexões sobre Jeremias 3

Prostituta

       Vai, prostituta. Jeremias aponta Judá como irmã prostituta de Efraim. A tribo do Sul seguindo a mesma trilha de infidelidade da tribo do Norte. "Carta de divórcio" a Efraim, em Oséias; "carta de divórcio" a Judá, em Jeremias.

      Ele mencioma, em sua pregação,  que a irmã prostituta do Norte foi despedida e dispersa na Assíria por causa de sua traição. A irmã do Sul assistiu a tudo. Mas de nada adiantou. Será despedida e dispersa na Babilônia. Idêntica geografia.

      Também seguiu após outros deuses. Era pedir demais que assim não fosse? Então o profeta cita as experiências fundantes do Êxodo. De novo, menciona Oseias e o falar de Deus ao coração.

      Deus fala ao coração. Saídos do Egito, perambularam pelo deserto, outra ironia que se, em Números, reflete ser tempo de rebeldia, Oseias denomina tempo de namoro.

     Jeremias anota que, internacionalmente, pelo que ele conhece entre as nações, os povos tinham mais reverência e respeito por seus deuses e ídolos do que Israel por seu Deus vivo. Prostituta.

     Daí a simpatia (e empatia) de Jesus por elas. Prostitutas tipificam a condição humana. Não joguem pedra na Geni.

     Muito provavelmente estamos diante de textos autênticos do poeta profeta. Tão veemente acusação não seria qualquer um que asumiria. Bendita coragem tradição corajosa, muito provavelmente do copista Baruque em escrever e retocar o rolo dessas profecias.

      Aliás, durante todo o período desse ministério, ambos correram risco constante de morte. O rei perseguia o profeta. Em Anatote, sua vila de origem, pertinho da capital Jerusalém, desterrado: seus conterrâneos não o queriam por lá.

     Vai-te, ó profeta. Agora e aqui ele se identifica com Amós, cerca de 150 anos antes dele. A irmã prostituta do Sul viu a traição da irmã prostituta do Norte. Ao invés de escandalizar-se e não agir igual, imitou-a.

     Deus desposou a irmã do Norte, que Oséias indica como aquela que o Altíssimo atrai para Si com "cordas de amor" para, uma vez traído, tentar de novo com a irmã do  Sul. Jeremias denuncia mais esta traição.

      Então, aqui Deus se identifica com os polígamos. Só que, no caso, foi traído duas vezes.

      Será que podemos dizer que Israel é a irmã do Norte, prostituta dispersa entre as nações, arrastando consigo a vergonha de sua nudez?

      E que a igreja seria a segunda irmã, a noiva de Cristo, também chamada a experimentar com Deus a relação que Israel ainda não experimentou. Mas Deus nos livre, a igreja não é prostituta. Sim e não. Santa e pecadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário