sábado, 21 de maio de 2022

Teologia bíblica da vocação - 8

 UMA VEZ QUE TODOS SÃO CHAMADOS E CONVOCADOS, PODEMOS DIZER QUE TODOS SÃO MISSIONÁRIOS?

Ora, ninguém pode dizer “sim” ou “não” com absoluta segurança hermenêutica, já que as palavras “missão” e “missionário” não se encontram na Bíblia, no Novo Testamento Grego. Aparece, sim, a palavra “missão” em dois versículos da Bíblia, em algumas versões em Português. Em Atos 12.25, por exemplo, quando Barnabé e Saulo voltam de Jerusalém para Antioquia, a Bíblia Sagrada Almeida Século 21 diz: “E, havendo concluído sua missão (grifo meu), Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém, levando consigo João, também chamado Marcos”. Mas ali, a palavra “missão” é a tradução da palavra diaconia, do grego, de onde vem nossa palavra “diácono” que significa “serviço”. Esta passagem não indica, portanto, que a palavra “missão” esteja no Novo Testamento.

O outro texto onde a palavra “missão” aparece é 1Timóteo 2.15, falando da missão de mãe ao dar à luz filhos. Ali algumas versões dizem: “cumprindo a sua missão de mãe” e outras dizem: “dando a luz filhos”. O texto grego traz a palavra teknogonias (junção das palavras teknon filho’ + gonias, que vem de gune ‘mulher’). Assim, este também não serve para a nossa análise. O que nos resta, então? Resta fazer uma análise da palavra “missão” a partir do Latim, pois foi depois que a Bíblia foi traduzida para essa língua que o costume de chamar os “enviados” de missionários, começou a ser usado e se internacionalizou.

No Latim, a palavra “missão” é missio e “missionário” vem de mittere, que significa “enviar”. Ora, a palavra “enviar”, é muito comum no Novo Testamento Grego, já que ali ela é expressa pela palavra apostello, muito conhecida nossa, de onde vem a palavra “apóstolo” que significa justamente “enviar”. Assim, podemos dizer, com segurança, que, se a palavra “missionário” não se encontra na Bíblia, o seu significado permeia toda a Escritura, do Gênesis ao Apocalipse. É por isso que a maioria dos estudiosos dos dons espirituais colocam a palavra “missionário” como um dom (ou uma função) e a associa à palavra apóstolo, para se referir a pessoas que recebem o dom e a chamada de Deus para iniciar o trabalho em campos ou em situações pioneiras, seja nas circunvizinhanças da igreja, seja em campos distantes, seja em qualquer outro lugar no reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário