sábado, 7 de maio de 2022

Barth e Gênesis 1,1-2

 Em §41.2 “A Criação como a Base Externa da Aliança” (III.1 A Doutrina da Criação na Dogmática da Igreja) Barth começa sua exegese com as primeiras palavras de Deus na Palavra de Deus.

A primeira palavra na Bíblia hebraica é bereshith, que se traduz aproximadamente como “início” ou “começo”. Em inglês, traduzimos isso como “No começo…”, mas para Barth a distinção é importante. A começar pelo “princípio” diz-nos “que esta história, e com ela a existência e o ser do mundo, teve um princípio, isto é, que ao contrário do próprio Deus não foi sem princípio, mas que com este princípio também procura um fim.”[1] Não há outra palavra que possa se comparar com aquela que inaugura a sagrada escritura de Deus. Desde o princípio de todas as coisas Deus criou um princípio para ter um fim. O Senhor não criou o mundo como um relojoeiro e depois deu um passo atrás para ver como ele funcionaria. Deus estava intimamente envolvido no ato criativo, sabendo muito bem que havia um fim ou conclusão necessária para o ato criativo. Ao contrário de um autor que começa uma história sem saber como terminará, Deus criou do princípio com o fim já definido.

Por anos eu li o relato da criação de Gênesis 1 e pensei exatamente assim: um relato da criação. As palavras estavam lá na página, embora dificilmente saltassem para mim. Como aqueles pastores em Bryson City, Gênesis 1 é um daqueles capítulos da Bíblia que não evitei tão sutilmente por causa da dificuldade de racionalizá-lo com a ciência moderna. E, no entanto, Barth escreve sobre os dois primeiros versículos das escrituras com tanta convicção que me desafia a me envolver novamente com o texto e ver a beleza do que Deus fez e está fazendo.

O versículo 2 (a terra era um vazio sem forma...) foi lido de forma semelhante com pressa e esquecido pela riqueza que contém. Todo o resto, ou seja, tudo neutro ou contra a vontade de Deus, deixou de existir quando o tempo começou com a ação e realização de Deus. Toda a criação foi trabalhada em ser e ordem por Deus no tempo. Na liberdade de Deus para criar, a terra foi trazida ao significado através da ação de Deus e através da palavra de Deus para criar.

   O desafio do versículo 2 tem irritado teólogos e cristãos por séculos em relação ao caos, se Deus o criou ou não, e se Deus quis que uma realidade de caos existisse. Isso, eu acho, contribuiu para o desaparecimento de Gênesis 1 dos púlpitos porque não temos certeza de como falar sobre o mal no mundo, e se Deus o ordenou ou não. A questão do papel de Deus no ato criativo que resulta ou pressupõe o mal geralmente se limita a duas respostas: Deus criou as trevas e o mal, ou Deus não os criou.

Barth rejeita totalmente essa presunção dualista. Em vez disso, Barth começa confrontando o que é realmente declarado: “No versículo 2 não há absolutamente nada como Deus quis, criou e ordenou de acordo com o versículo 1 e a continuação. Só existe “caos”. … o que é absolutamente sem fundamento ou futuro, escuridão total… De acordo com esta frase, a situação em que a terra se encontra é o oposto de promissor. É bastante desesperador.”[2]

Para Barth, a questão sobre o mal e se o estado violento e caótico do mundo é ou não auto-originado ou desejado por Deus empalidece em comparação com o fato de que a terra estava em uma situação desesperadora de escuridão total e Deus escolheu transformar a realidade através da Palavra. O versículo 2, portanto, postula um mundo no qual a Palavra de Deus não foi pronunciada. O “nada” da criação é totalmente destruído e tornado impossível pela possibilidade de Deus no ato criativo.

A feiúra da existência anterior à Palavra de Deus existia quase como uma sombra do ato criativo real de Deus. E porque era como uma sombra, na liberdade da humanidade podemos olhar para trás e retornar a esse passado e trazer a sombra do versículo 2. Ao fazê-lo, ao rejeitar a Palavra de Deus, o passado desafia sua própria natureza e se torna presente e futuro. No entanto, Deus total e totalmente rejeitou e rejeita a sombra e fala a Palavra para brilhar nas trevas.

A tentação da humanidade de retornar à sombra está sempre presente. Sempre que negamos misericórdia às criaturas de Deus, estamos recuando para o momento precisamente diante da Palavra de Deus. É em nossa natureza quebrada e pecaminosa que rejeitamos a Palavra de Deus e a substituímos pela nossa. A sombra da escuridão está ao nosso redor sempre que encontramos a morte e a destruição. Mas nenhuma sombra pode se comparar com a da cruz: “Este – este momento de escuridão em que Sua própria Palavra criadora, Seu Filho unigênito, clamará na cruz do Calvário: 'Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” – será “o pequeno momento” de Sua ira em que tudo o que está indicado em Gênesis 1.2 se tornará real. Apesar de toda a analogia com outros tipos de escuridão, não há outro momento como este.”[3]

Na morte de Jesus Cristo, à sombra da cruz, a humanidade encontra a verdadeira e total escuridão anterior à Palavra de Deus. Mas é por meio de Jesus Cristo (como a Palavra) que Deus reconciliará a criação com o eu de Deus. Na criatura encarnada, naquele momento e tempo particular no cosmos, o Verbo se tornará novamente a Luz sobre toda a criação. O brilho do túmulo vazio brilha como a primeira luz pairando sobre as trevas em Gênesis 1.2.

As “coisas velhas” da criação anteriores à Palavra passaram radicalmente em um ato dinâmico e divino do Senhor falando a Palavra e através da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Os dois primeiros versículos das escrituras contêm a plenitude de todas as escrituras de Deus. No começo vemos o fim. Na escuridão vemos a cruz. Na luz vemos o túmulo vazio e a ressurreição. O que Barth faz com as escrituras é como o que um músico de jazz faz com a forma de uma melodia; Barth improvisa sobre as linhas e traça conexões com melodias que mal imaginamos.

Recuperar o brilho de Gênesis 1, saltar para o estranho mundo novo da Bíblia como Barth, nos dará a força para encontrar a criação e acreditar que ela é digna de ser pregada e proclamada. Mas, mais do que tudo, nos dará a visão de ver a criação e declarar, como o Senhor, “é bom”.

https://thinkandletthink.com/2016/07/27/the-cross-in-creation-karl-barth-and-genesis-1-1-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário