domingo, 21 de abril de 2019

A lei da oração


Inércia 

      É uma lei da física. Quando olho o retrato, como se dizia na época deles, desse casal eu me lembro desse princípio da dinâmica, contexto da 1a lei de Newton.

   Meu movimento nesta vida está diretamente relacionado às orações desse casal. Venho até aqui pela inércia nessas orações. Nossa família, meu filho, pode ser definida por qualquer um dos quatro membros.

     Hoje quero definir a partir de você. Sobre quem também atua esse somatório de forças das orações de Cid e Dorcas. Meu casamento, causa e princípio determinante de sua existência, é resultado dessas orações. 

    Atuam sobre nós, até hoje, essas forças. O assunto aqui não é só casamento. Mas ele é determinante. Na vida, nada é mais determinante e vital do que a fé. Mas profissão e casamento delineiam toda a existência. 

     Você já possui um esboço de profissão. E experimenta um desenho, um plano, um rascunho de plano para o casamento. Chico diz que Deus é um "cara gozador, adora brincadeira". Pois você sabe que nos deu uma mulher extraordinária. 

     Nossa Regina, minha esposa, tua mãe, sobre quem atuam também os vetores desse movimento de inércia, é uma mulher virtuosa. Qualquer mulher pode ser virtuosa. Deus as estabeleceu assim para Adão. Hoje em dia elas buscam uma autonomia que não as realiza.

     Entender isso é vital. Se elas buscam o casamento, precisam entender que vão entrar numa relação de amor e submissão. Amor, de minha parte; submissão, por parte dela. E a figura que a Bíblia associa a casamento é igreja com Cristo, o noivo e sua noiva. 

     Quem não experimentar esse jogo de forças, como costumo dizer, de amor e submissão, não casa. Pode estar junto, pode ter certidão, mas não haverá casamento. Você nasceu num lar sob inércia de orações, onde há casamento.   

      Você vivencia meu amor por sua mãe. E a submissão ativa dela. Como ela, com sua maestria, Regina é arte, preenche nossas vidas. Veja bem você que namora. Jesus não ama menos a igreja do que ama a não-igreja. Ama todos igual. Mas a igreja lhe é submissa. 

      Nunca ame uma mulher, quem quer que seja, que não se disponha a ser submissa. Não haverá casamento. E seu amor terá de ser por uma não-esposa, como o amor de Cristo por uma não-igreja. Mas a relação no casamento não é essa absurda de dar-se, com diz aos Efésios, por uma não-esposa. 

       Só uma mulher convertida, como sua mãe,  e não somente convertida, mas treinada, pode ser como Regina. Outro retrato, além de Cid e Dorcas, Heraldo e Lourdes, poderia aparecer acima. Todos os quatro com suas virtudes e defeitos, mas submetidos à lei da inércia. 

     Definida por você, meu amado filho, essa família segue em seu MUV: movimento uniformemente variado. Mas sob lei da inércia.  Isaac, resultado de oração. Ana Luísa, resultado de oração.  Regina e Cid Mauro, respostas de oração. 

     Porque  a Bíblia diz que, um dia, Deus será tudo e em todos, sua mãe vai procurar o Altíssimo e perguntar: está bem, Deus, mas precisava ser com o Cid Mauro? Deus vai sorrir (sim, porque Deus também sorri - e sofre, e chora,  essas coisas humanas) e dizer:

     Está bem, Regina: mas não seria esse Isaac e nem essa Ana Luísa. Ela olharia o Altíssimo nos olhos, para dizer um "então, está bem". Definida por você, meu filho, essa família mostra os efeitos da oração. A sua vida tem os contornos, perfis e resultados de orações. 

      Continue e guar-se por elas. Eu, torto como nasci, se minha vida ganhou um rumo de bênçãos, Deus nos guiando, por amor do Seu nome, foi por causa de orações. E, de um tempo para cá, além das orações de sua mãe, as de vocês dois: primeiro você  e depois sua irmã. 

     É a lei da inércia. Parado ou em movimento, sob efeito das orações. Sua cara e perfil, meu amado filho, personalidade e caráter têm sido modelados pela oração. Nós te amamos, nosso filho, porque Jesus nos amou primeiro. Deus, ajuda--nos a seguir sob essa lei, sob esse principio, regidos por oração .

Um comentário: