domingo, 11 de novembro de 2018

      No Apocalipse, a primeira visão de João predispõe para todas as outras. Porque autentica o emissor da mensagem do livro, Jesus, e o destinatário da mensagem, as igrejas.

      É evidente que Jesus reúne em si todas as características necessárias para cumprir, em relação às igrejas, o seu papel, por excelência, de sumo pastor.

       Daí em cada carta às 7 igrejas, logo na introdução delas, a citação do atributo específico de Jesus que corresponde às necessitadas flagrantes de cada igreja.

       Conferir essa relação é descobrir aspetos comuns não apenas às sete igrejas, mas às igrejas de todas as épocas, relacionadas às capacidades de Jesus como Senhor da igreja e a solução dos problemas que elas enfrentam.

        JESUS                     IGREJAS

Conserva nas mãos
as 7 estrelas e anda         ÉFESO
em meio aos 7 can-
deeiros.

Primeiro/Último
         A/Z                        ESMIRNA
 Morto/Reviveu

Espada afiada de
  dois gumes                 PÉRGAMO
 
Olhos como chama
de fogo e pés como        TIATIRA
     bronze polido 

Tem os sete
espíritos e tem              SARDES
as sete estrelas 

     Verdadeira
 chave de Davi,
que abre, ninguem       FILADÉLFIA
 fecha; que se fecha,
   ninguém abre

   Testemunha
verdadeira e princípio   LAODICEIA
da criação de Deus

      E que cada igreja reconheça a avaliação que Jesus dela faz. Que avaliação Jesus faz de sua igreja? Que avaliação Jesus faz de você?

ÉFESO - perda de identidade: uma igreja que abandona o amor, deixa de ser igreja; um crente que perde o amor, nunca teve, provavelmente. Confira a identidade em 1 Jo 4,7-21.

ESMIRNA - tribulação, pobreza e sofrimento, neste mundo, enfim, total inconformismo a ele estão associados à identidade da igreja e do crente. É um grau de tribulação a enfrentar, como diz Tiago 1,2-4.

PÉRGAMO - para testemunhar a palavra de Jesus no mundo, com autenticidade, sempre vamos enfrentar oposição, perseguição e até risco de morte: 1 Tm 3,12.

TIATIRA - precisamos conferir doutrinas e os estilos de vida que nos recomendam, diante de Deus: devem ser postos à prova por meio da Bíblia, testando a capacidade de enxergar o falso ou aparentemente verdadeiro. Veja Cl 2,14-19.

SARDES - somente Jesus tem a capacidade de conhecer a diferença entre igreja viva/morta, entre ser verdadeiramente crente ou não. Nunca é tarde para saber. 2 Co 13,5.

FILADÉLFIA - pouca força própria, toda força no Senhor; autenticidade no testemunho; guardar a palavra e não negar o nome de Jesus é o que mantém uma porta aberta que nunca será fechada. Mt 16,18-19.

LAODICEIA - uma igreja na qual seus crentes fizeram a escolha ao inverso: não era aquela riqueza, nem roupa e nem óculos que permitiam enxergar o reino. João 3,3.

       Bom exercício fazer esta relação entre a capacidade de Jesus para conhecer cada problema de cada igreja e Sua única condição de resolvê-los.

      Isso nos alerta para avaliamos nossa condição como crentes e nos colocarmos, com seriedade, diante de Jesus para que ocorra o nosso aperfeiçoamento. Fp 3,12-16.


Nenhum comentário:

Postar um comentário