terça-feira, 14 de agosto de 2018

Jesus e o apego às Escrituras

         Jesus se baseava nas Escrituras. "Elas testificam de mim", ele dizia. Marcos, o primeiro evangelista a escrever sobre Jesus, começou dizendo: "Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus, segundo está escrito na profecia de Isaías".

         Jesus apegava-se às Escrituras. Sua vida é cumprimento das Escrituras. Não dá para ser igreja de Jesus sem essa mesma postura. Quando ressuscitou, Jesus colou a dois discípulos no caminho de Emaús, aldeia próxima à Jerusalém.

       Eles seguiam deprimidos. Decepcionados com os últimos acontecimentos. Jesus lhes indagou quais. Discorreram como haviam posto, eles e muitos outros, sua esperança no crucificado. É já fazia três dias que ele morrera brutalmente.

      Jesus os interpelou com o vocativo "loucos". Demoravam a compreender as Escrituras. Estão lá as profecias. Jesus discorreu sobre elas. Pela lei, profetas e salmos, dando testemunho de si nas páginas da Bíblia.

      Não dá para ser igreja de Jesus sem Bíblia. Sem conhecer e praticar, no e pelo Espírito, o que ali está escrito. Apego à palavra, sede e fome pela palavra, guardar no coração, cumprir e pregar a palavra.

      Na medida do distanciamento da Bíblia está a perda de identidade da igreja. Esta é chamada por Jesus de "sal da terra e luz do mundo". Essa figura indica duas coisas essenciais.

      Imagine esta tela de seu smarth sem luz. Imagine os controles do seu último voo apagados. Sem luz não há direção. E a luz da igreja indica o rumo para longe das trevas do pecado. Só a Bíblia denuncia o pecado. E mostra como vencê-lo.

       Sal significa gosto. A vida e o ser humano perderam seu gosto. Estragou-se a vida e estragados estão homens e mulheres. Para voltar a ser segundo o coração de Deus, imagem e semelhança de Deus, somente sendo sal.

       E diz Jesus, se o sal, que é a igreja, se tornar insípido, ou seja, sem gosto, será pisado nas ruas pelos homens e nem para adubo servirá. Nem para lixo e restolho servirão. A perda de identidade da igreja reside na proporção direta de seu descaso com as Escrituras.

       Cada crente individualmente precisa retornar à Bíblia. Use a bíblia on line de sua telinha na rua, nas folgas no trabalho (estou escrevendo agora nela). Mas em casa e na igreja, leve sua Bíblia de papel. Sublinhe, anote leia e releia.

      Telinha na igreja distrai. Vibra, desvia tua atenção e a dos outros. Faça como Maria, guarde no coração e confira. Faça como Josué, recomende sua leitura, apego e testemunho. Faça como Timóteo, leitura pública e ensino, desde muito cedo, aos filhos.

       Não há como ser igreja sem Escrituras. A identidade, autenticidade e cartilha dela estão em suas páginas. Não há como o Espírito agir sem as Escrituras. Não há como a igreja cumprir sua missão sem as Escrituras.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário