segunda-feira, 4 de junho de 2018

Mal traçadas linhas 83

      Amor e amor ou amor e desespero ou amor e libido.

      Ora, falar dessas coisas. São coisas de ser humano. Então, fala-se.

      Amor, por exemplo, é dado a nós e existe entre nós. Até na pura gramática, é substantivo abstrato, ou seja, só existe se e quando se ama.

      Boto a Bíblia no assunto, sim, porque, pelo menos nessa área todos hão de concordar, e o Livro diz, amor é para todos e todos devem praticar em relação a qualquer.

     Concorda? Não? Mas, ao menos isso, ainda que não exequível, soa bonito. E as músicas? All you need is love. Qualquer forma de amor vale a pena. Invertendo: qualquer forma de amor é amor?

     Depende do ponto de vista. Amor possessivo, por exemplo, para quem quer possuir é mas, para o possuído é sufocante. Então, deduz-se, amor é algo consensual.

     Então, não é qualquer forma de amor. Quanto a, traduzido, tudo o que você precisa é amor, pela ótica de que amor é vital, está ok. Mas esse "tudo" torna-se perigoso.

    Tudo o que você precisa é amor, sim, mas de posse da capacidade de discernir o amor. Possessivo, por exemplo, como já vimos, não é.

    E libido? Por favor, não confunda com amor. Há quem tenha libido e estupre. Desculpe a forçação de barra nesta argumentação. Mas nem precisava.

     Embora haja (muitos) quem (que) confunda(em), libido não é amor. Pelo contrário, este rege aquela. Sem amor, libido não é nem animal. Respeitem os irracionais.

     Por isso que quando alguém diz, com relação à relação sexual, "vamos fazer amor", hipérbole viciada. Uma coisa tem a ver com a outra se e somente se o amor educa a libido.

    Ou seja, amor pode incluir libido. Mas é melhor que não haja libido sem amor. Definitivamente, amor e libido não são a mesma coisa.

    Sem desespero. Porque há quem ame por puro desespero. Não é amor. Amor não é vício. Não é droga. É pura lucidez.

       Amor é vital, mas veja bem: qualquer forma de amor não vale a pena. Pode ser falso. Existe um só tipo de amor. Que é o amor amor. Isso. Absoluto.

     Por isso até o inimigo é possível (e passível) de se amar. De novo a Bíblia, mesmo que você não acredite em nada dela ou não acredite nela toda: ali se indica que até os inimigos sejam amados.

    Absurdo. E radical também. Esse mesmo Livro afirma que, no homem, amor não é algo natural. O homem odeia a si mesmo e ao próximo, não necessariamente nesta ordem.

     O Livro diz também que Deus é amor. Para quem acredita. Em Deus. E no amor.

      Que é pura candura. Esquece o desespero. No amor só existe vida. A vitória definitiva sobre o mal reside no amor. A vitória definitiva sobre a morte reside no amor.

       Ame. Em paz.


   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário