sexta-feira, 8 de junho de 2018

IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL DE CASCADURA - HISTÓRIA 6


         
      Esta data correspondente a uma outra programação, desta vez em comemoração de outro aniversário da União Feminina. Segue um flash desse 23º aniversário, histórico detalhadamente escrito pela irmã Arsylene Sezures Jardim:


5 / 10 / 1975
     
Histórico da União Feminina de Cascadura

        23 anos de atividades completa a nossa União Feminina. 16 irmãs reunidas no dia 14 de setembro de 1952 à rua Firmino Fragoso, 26 – Madureira, sob a direção do irmão Presbítero Manoel Medeiros de Carvalho, foram consideradas sócias fundadoras desta União, a saber: Arsylene de Carvalho Sezures, Ma Dias dos Santos, Elza Silva de Carvalho, Lourdes Costa dos Santos, Naura Ferreira Araujo da Silva, Ma Glória de Souza, Odessa de Carvalho Sezures, Ma da Glória Costa dos Santos, Ana da Silva Jardim, Oscarina Costa dos Santos, Ma Brito de Mello, Lidia Celestino dos Santos, Lygia Celestino dos Santos, Léa Celestino dos Santos, Gilca Costa dos Santos e Marília Silva de Carvalho. Foi nessa reunião que houve a eleição da 1ª diretoria que ficou assim constituída: Presidente = Odessa de Carvalho Sezures; Vice-presidente = Ma da Glória Costa dos Santos; 1ª Secretária = Elza Silva de Carvalho; 2ª Secretária = Ma da Glória de Souza; Tesoureira = Ana da Silva Jardim.
      
      No dia 28 de setembro quando nossa Congregação foi instalada publicamente pelo Rev. Synesio Pereira Lira ficando filiada a Igreja Evangélica Fluminense, a 1ª diretoria tomava posse junto com as diretorias dos outros departamentos.
      
       No dia 9 de outubro, às 15 h, foi realizada a 1ª reunião ordinária com a presença de oito sócias. Nessa mesma reunião foi proposto pela irmã Ma da Glória de Souza e apoiado pela irmã Ma Lemos de Miranda que nossa união pedisse filiação a Federação das Uniões Femininas.
       
        Enquanto estivemos sob a forma de Congregação, nosso União teve sempre o apoio moral e espiritual dos irmãos Presbíteros Jesuíno José dos Santos e Manoel Medeiros de Carvalho, aos quais deixamos o nosso agradecimento.
       
        Ao nos organizarmos em Igreja, além desses dois incansáveis Presbíteros tivemos também o apoio dos nossos Pastores, primeiro o Rev. Nelson Bento Quaiotti e atualmente Rev. Maurillo Neves Moreira, aos quais também queremos agradecer.
       
      Passaram pela presidência desta União nesses 24 anos de vida (note-se aqui que estamos, então, em 1976) as seguintes irmãs: Odessa de Carvalho Sezures (anos = 1952, 1953, 1955, 1960, 1963 a 1967); Ma Dias dos Santos (1 ano – 1954); Ana da Silva Jardim (4 anos – 1956 a 1959); Lydia Ma Araujo Quaiotti (1 ano – 1962); Dorcas Lima Araujo de Oliveira (2 anos – 1971 e 1972); Ires Ma Ferreira Moreira (2 anos – 1973 e 1975); Arsylene Sezures Jardim (5 anos – 1968 a 1970 – 1974 e 1976).
     
   Temos procurado servir a Deus e a nossa Igreja da melhor maneira possível. Temos procurado cumprir os regulamentos e os compromissos com a Igreja, Federação e Confederação.

         Das 16 sócias fundadoras apenas 6 continuam fazendo parte ativa da União. Nossa união tem crescido em número, atualmente estamos com 29 sócias ativas, 15 sócias amigas, que nos ajudam quando solicitadas, e 5 sócias honorárias. Temos tido muitas atividades internas e externas com a cooperação de um bom número de sócias que se dispõem a deixar seus afazeres domésticos a fim de participarem das reuniões mensais de grupo, culto do bebê, chá da cegonha, etc.

         Temos trabalhado na medida do possível em visitação, evangelização, distribuição de folhetos, etc. Ajudado nossa igreja nas campanhas internas e em tudo que somos solicitadas fora da igreja. E procurado fazer o melhor para podermos alcançar as bênçãos que Deus nos oferece. O nosso desejo é que outras irmãs se juntem a nós para podermos prosseguir na obra.

             É em nome desse Cristo glorioso que estamos hoje apresentando este culto de ações de graça pelo muito que ele nos tem ajudado a vencer todas as dificuldades. Que possamos dizer igual a Josué: Ebenezer! Até aqui nos ajudou o Senhor! E que sejamos firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor e que o nosso trabalho não seja vão no Senhor.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário