quarta-feira, 20 de junho de 2018

BÍBLIA 5

       Versículos. A unidade mínima de leitura da Bíblia, assim subdividida. Carregamos muitos deles ou alguns deles na memória. Fazem, muitas vezes, sentido e, de modo prático, encaixam-se em situações da vida.

     Essa ideia de subdividir o texto surgiu e foi levada a efeito por volta do séc. XIII, os capítulos, completada em 1553, com versículos. Foi boa ideia. Facilita a leitura. É obvio que puristas da exegese passam por cima dessas subdivisões. Antigamente, até, não havia nem espaço entre palavras. Uma doideira.

      Mas, por favor, sem prognósticos ou sorte e azar no uso dos versículos. Azar de quem os usar fora de contexto ou ao seu bel-prazer. Está por fora. Um deles assim se expressa:

      "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem". O bem de Deus. Já dissemos que, na Bíblia, as "mensagens-satélite" subordinam-se à central: Deus se fez homem e compartilha conosco seu caráter.

      No Gênesis, ponto de partida do livro, b'reshit, em hebraico, "no princípio", já vem escrito que Deus nos criou a sua imagem e semelhança. Para logo depois contar a história da rebelião do homem contra Deus.

      O Deus da Bíblia quer comunhão com o homem. O homem definido pela Bíblia não está nem aí para Deus. O homem que aparece na humanidade não está nem aí para o outro. Regra geral. Mas há quem não pense nem pratique essa injúria.

       Para vencer o mal com o bem, só Deus na causa. Só Deus na coisa. Com a continuação de sua narrativa, o Gênesis conta a história de Noé. Uma família de três rapazes, respectivas eposas e sua sogra, que Deus decidiu salvar de um dilúvio.

      Acreditem ou não na história, a causa dela foi a raiva, para não dizer ira de Deus, que viu, pelo menos, duas coisas: que na humanidade a maldade se multiplicava e que o desígnio do ser humano tornara-se continuamente mal.

      O verbo "multiplicar-se" e o advérbio "continuamente" definem bem, no detalhe, a avaliação daquela geração. Que nem, já disse aqui, acredite-se em Noé (ou mesmo no Deus de Noé): na maldade nem precisamos acreditar, porque sua obviedade nos dá na cara.

     O bem de Deus. Certa vez fui questionado por um colega sobre essa história: como Deus, ou a Bíblia diz que Deus destruiu o mundo por um dilúvio? Que Deus é esse? Eu respondi que ele estava confundindo maldade do homem com maldade de Deus.

      Para que o homem seja mal, Deus não precisa existir. Para que o homem destrua a si próprio, a humanidade inteira (nem com água, mas com fogo atômico), Deus não precisa existir.

     Deus só precisa existir para que o homem (e a mulher) sejam bons. Não te deixe vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

     

     

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário