quinta-feira, 29 de março de 2018

Mal traçadas linhas 78

        Oração 3

        Não seja por isso. É que nem sei o número de ordem. Já falei sobre oração aqui. Aliás, essas coisas temos de falar delas. Falar significa compartilhar, refletir e insisitir em praticar, não necessariamente nesta ordem.

        Três estágios para a oração. Aquele que se refere ao tipo de oração do dia a dia. Aquela corriqueira, quase formal e reza obrigatória: quando levanta, quando sai, quando volta, quando almoça, quando deita, quando medra.

       Neemias, por exemplo, dá exemplo de dois tipos: o intensivo, quando recebeu as péssimas notícias sobre os escombros de Jerusalém, e a outra, de súbito, na hora em que o rei identificou sua tristeza estampada no rosto.

       Então orei ao Senhor, disse ele, de imediato. Uma oração ao Deus da minha vida, assim, subindo do íntimo. Essa é a oração respiração da alma, que sobe a toda a hora, no engarrafamento do trânsito, no estresse do trabalho ou no surto do inesperado.

       Outra é a do medo, essencialmente covardes que somos. Como os discípulos, que acordaram Jesus de um sono, cochilo gostoso, por causa do medo do mar. Que nem era um mar, mas era o lago da Galileia. Mas medo sempre é desproporcional: quem o nutre, nutre por qualquer.

        A Bíblia diz que quem teme, teme porque não é aperfeiçoado em amor. Mas medo do assalto, da bala perdida (ou achada), do câncer secreto, enfim, até certo ponto é natural: essa oração caracteriza a nossa fragilidade.

         Somos frágeis em todos os sentidos: estrutural, emocional e moral. Muitas vezes é esse medo que nos move a orar. Não estávamos nem aí pra Deus, vivíamos aquela rotina de reza, repetição de oração por obrigação, quando nos assustamos.

        Às vezes, nessas horas, ficamos até mais "espirituais", mais consagrados para ver se, por agrado e afago (a Seu ego segundo, no íntimo, avaliamos) Deus nos responde. Sim, em todos os sentidos frágeis, até infantis, achando que Deus trabalha na base de trocas: boas intenções de nossa parte, gerando favores da parte dEle. Tolice.

        E a oração que nos coloca diante de nossa missão. Esta precisa ser mais consciente. Necessária, precipuamente, porque igreja tem missão. E se somos igreja, temos missão. Envolva-se nela, seja em que parte do elo dessa corrente. No seu trabalho, na sua casa, em meio a sua família, enfim, onde estamos devemos ser autêntico sinal profético.

      A oração por missão clama por autenticidade. Jesus orava por sua missão. A oração que direciona os vocacionados é por missão. Ide por todo o mundo não é só para pastor, missionário, enfim, a parte "clerical" da igreja. É para toda a igreja. Todos somos profetas e apóstolos destes últimos dias. O tempo está próximo, arrependei-vos e crede no evangelho, como dizia Jesus, no começo de sua missão.

      Ore por missão. Oremos, também, quando dermos de cara com nossa fragilidade. Ela vai se manifestar remota, mediata ou imediatamente. E ore também a toda a hora. Rotina, sim, mas como é rotina a respiração: fôlego de vida.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário