sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

        Nunca me levarás os pés.

        Foi esta a palavra de Pedro, escandalizado com o gesto de Jesus, que se pôs a lavar os pés dos apóstolos, serviço de servos.

        Imagino o olhar assustado de Pedro, nesse cara a cara com Jesus. E o costumeiro olhar de firmeza e convicção de Jesus, dirigido a Pedro.

       Não sabia ainda Pedro o sentido real e completo do lavar que aquele gesto simbolizava. A experiência com Jesus é fundante e única. Não há necessidade de uma série ou sequência.

       Porém tão somente o aprofundamento dessa. Paulo diz até ver Cristo formado em nós. Dá-se num processo contínuo que desdobra-se e aperfeiçoa-se sem um fim previsível.

      Ele mesmo disse que com ele caminhava na direção de conquistar o que para o qual Cristo o conquistara. Não julgava ter ainda obtido a perfeição.

      E que todos os perfeitos tivessem esse mesmo sentimento. A partir do batismo em Cristo, que ele mesmo realiza no Espírito, como esclareceu o Batista, somos fundados na fé.

       Ela se cumpre em nós nesse batismo, a partir do qual Cristo é formado em nós. Nunca me lavarás os pés. Pedro não imaginava ainda, naquela última ceia, que Jesus haveria de muito mais entregar-se a fazer por nós.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário