quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Mal traçadas linhas 73

      Polimento.

      Há quem pense que ser crente é isso. Maquiagem social. Verniz, máscara, polimento por fora. Grupo social é muito gozado.

      Por isso que uma das virtudes em Jesus era, exatamente, seu desajuste a várias convenções sociais. Sim, porque há aquelas sadias, francas e que, inclusive, demarcam e conferem identidade social.

      Estas Jesus preservava. Desde, simplesmente, ir ao Templo, com a multidão de povo, como diz o salmista, passando por frequentar sinagogas ou papear à beira mar, isso tudo e mais Jesus fazia.

     Mas, vez por outra, com mais frequência até do que, talvez, seus críticos achassem conveniente, Jesus mostrava o nu por detrás da máscara. Rejeite o polimento e busque autenticidade.

       Começa no batismo (de sangue) em Jesus. Paulo Apóstolo dizia "estou crucificado com Cristo", primeiro passo. E quem te crucifica em Cristo é o Espírito Santo. Não pense que é a tua profissão de fé.

     Segundo passo, diz Paulo, "esse viver que agora tenho, vivo pela fé no Filho de Deus". Isso é tão radical (de raiz e também extremado, inusitado) que, em outra parte, este Apóstolo reafirma: "tudo o que não provém de fé é pecado".

      Pecado, literalmente, é erro de alvo. Se você não foi batizado em Cristo, pelo Espírito Santo, ato divino de autêntica conversão, errou o alvo. Bem, se errou, então viva de polimento.

        Se não, é vida sem máscara, no cara a cara com Deus, pelo sangue de Cristo. O autor de Hebreus argumenta que podemos ter ousadia para entrar no Santo dos Santos, pelo caminho consagrado para além do véu.

      O véu do Tabernáculo rasgado representa o acesso restrito agora aberto aos que são consagrados pelo sangue de Jesus. O corpo de Cristo rasgado na cruz, para Deus, é o sangue derramado que propicia reconciliação com o Pai.

     Na instrução a Moisés, para a construção artesanal da tampa do propiciatório, que ficava sobre a Arca, onde era derramado o sangue, no Dia da Expiação, uma vez no ano, Deus disse a Moisés: "E ali virei a ti".

      Deus vem a nós na cruz de Cristo. Ali rasgou-se o véu. Aberto está o acesso. Sem polimento e com mancha de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário