quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Mal traçadas linhas 67

     Limites

     Deus impôs ao mar limites. Ora, vejam seu tamanho. Recorrente essa linguagem na literatura de sabedoria na Bíblia.

     Jó e Provérbios utilizam essa mesma imagem. Limites. Deus impõe limites. Paulo Apóstolo afirma que Deus encerrou na carne o pecado.

       A morte é limite final para o pecado. Com ela, ele deixa de existir. Não há comunhão entre Deus e o mal. Como se torna possível, com Deus, comunhão?

      Na comunhão não há limites. Se há, não há, então, comunhão. Há ou não há. Não existe meia comunhão. Não existe mais ou menos comunhão.

      João Apóstolo diz em sua carta: "A nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo". A comunhão é. É ou não é. Deve haver quem pense ter, com Deus, mais comunhão que outros.

       Somente Jesus tem com Deus uma comunhão sem limites. Qualquer outro homem ou mulher tem, na comunhão com Deus, limitações. Patentes.

      Elias fugiu quando, estressado, recebeu a extrema ameaça de Jezabel prometendo matá-lo, esconjurando a si mesma em nome dos deuses, caso, em 24 h, não matasse o profeta.

      Qual era o limite de Elias? Rota sem rumo, mergulhado no fundo de sua caverna íntima, esperou de Deus furacão, raios e terremoto. Mas a resposta veio quando tudo estava na mesma.

     Ester. Qual foi o seu limite? Miss mundo, todo um ano de preparação e a escolhida do imperador persa, todo poderoso governante do mundo. Conheceu seu limite quando o tio lhe recomendou a seguir a orientação de Deus em sua vida.

      Jonas. Seu limite foi quando, mergulhado no abismo, clamou por socorro. Como Jacó, lutou com Deus. E lutou contra si mesmo para que não fosse vencido pelo amor. Não se cumpriu em sua vida a letra do hino "vencido por tão grande amor".

       Qual o limite? Na comunhão, qual o limite que impede maior intimidade com Deus? Medo, fé claudicante e amor a menos são nossas limitações.

      Pretensão. Somente o homem Jesus teve com Deus comunhão sem limitações. Ainda que tenha acusado o desamparo do Pai na hora de Sua morte. Ali foi seu limite.

      Naquele momento somente ele poderia sofrer, em nosso lugar, tal desamparo. Para que somente assim nos trouxesse à real comunhão com o Pai.

      Afastemos de nós nossas limitações. Elias achou que, finalmente, diante de Jezabel, chegara a seu limite e não haveria de ser livre.

       Ester achou que já cumpria sua finalidade como a mais bonita de todas, a escolhida do rei, até ser advertida de que não: que não impusesse a si mesma aquele limite, porque iria ainda mais longe.

       Jonas impôs a si mesmo, diante de Deus, um limite ao amor. Não abriria mão de sua mágoa, a fim de que se deixasse aprender com Deus a amar.

     Qual é o meu limite? Qual é o seu limite? Quantos e quais são os nossos limites?
   

Um comentário:

  1. Muito bom o texto! Precisamos refletir sobre aquilo que nos afasta de Deus e lutarmos para permanecer em comunhão.

    "Medo, fé claudicante e amor a menos são nossas limitações."

    ResponderExcluir