domingo, 23 de julho de 2017

Mal traçadas linhas 46

E os mansos?

       Herdarão a terra. Logo a terra, pela qual, através da história, tantas brigas houve e milhões de vidas foram ceifadas.

       Quanta ironia! Uma vez verdadeira essa afirmativa, só há uma pergunta a ser feita: que poder há na mansidão que se lhe permite dizer que, em seu portador, residem condições de herdar a terra?

        A não ser que, no caso aqui, herança signifique último termo, quer dizer, no final das contas a herança final será dos mansos. Eles prevalecerão junto à e com a terra.

        Ou por que razão os "não mansos" abririam mão da terra, para doá-la aos mansos. Não existe essa possibilidade. A não ser que, um dia, não mais existissem "não mansos" e somente mansos herdassem.

       Talvez seja essa ideia. Partindo da Bíblia, como afirmativa, haverá, sim, tempo profético escatológico onde somente mansos existirão. Na Bíblia há coisas e afirmativas somente possíveis como promessa e ação de Deus.

        Aliás, a questão é perguntar se prevalece importância na Bíblia se não for levado em conta exatamente isso, que o valor dela reside no fato de apontar promessas e ação de Deus.

       Aqui está expresso que a totalidade de alegria, toda a alegria, a bemaventurança dos mansos é essa: herdarão a terra. No final das contas, vale mais ser manso. Vale menos o valor da terra.
   
       Por enquanto, prevalece o poder de quem o detém e usa para ser dono da terra. Mas e o poder de Deus? Não conta? A Bíblia pergunta sobre quem tem mais poder: se aquele que mata e enterra ou se Aquele que chama, da terra, de volta à vida.

        Aqui entra o poder de Deus. Pelo poder de Deus, a terra é herança permanente dos mansos. Felizes são eles. Porque Deus tem poder para chamá-los de novo à vida. Seja manso. Sejamos mansos.

       Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário