domingo, 11 de junho de 2017

Oração de criança

   O Brasil se tornou um país triste, de um povo explorado. Tanta alegria existe, de um povo tão espirituoso, que tem música, poesia e dança, só para falar esses três.

   Que comece bem superficial essa análise. Não precisa muito. Tudo no Brasil hoje se resume em poucas palavras, sem muito recurso de definição: políticos cínicos são ladrões descarados, a nação, em sua maioria, de trabalhadores escravos, com impostos escorchantes que sustentam esses desmandos.

    E ainda querem dizer que roubam, sim, de ladrões. Por que são ladrões, dizem eles, porque todos somos ladrões. Eles nem mais se justificam: mentem sempre e culpam seus eleitores: são ladrões, porque todos somos ladrões.

    Não me venham com ideologia, nomes de partidos ou argumento pueril e simplista de esquerda/direita. Desde o mensalão de FHC, que lhe garantiu reeleição, presidenciáveis e ex-presidentes mentem e não assumem o combate à corrupção.

    Não me venham dizer que corrupção foi a desculpa para o golpe em 64, se foi, foi mais uma delas, injustificável, mas corrupção é chaga que existe desde o Império e falta vontade política para acabar com ela. Não acredito em nenhum outro discurso que não seja discutir o fim dela ou, pelo menos, seu combate frontal.

   E não me venham dizer que, como quer o mais recente ladrão-chefe, é necessário emparedar o judiciário. Combatê-lo e negar seu serviço é antidemocrático. Embora eu mesmo reconheça que até democracia, na boca de alguns, é puro pretexto e hipocrisia.

    Por falar em democracia, não existe no país. Porque o grau de impostos nos reduzem a trabalhadores escravos. Para angariar o dinheiro que roubam e desperdiçam. Como dizia Isaías, o profeta, da planta do pé ao alto da cabeça, uma chaga só.

    Como dizia Jeremias, outro entre profetas verdadeiros, que minha cabeça fosse um rio de lágrimas a chorar pela filha do meu povo. Não há mais o que revelar. Já sabemos tudo. Se algo mais vier, será sórdido como tudo já demonstrado.

    Só há superlativos. Tribunal Superior? Desde o presidente e seus cúmplices, são cínicos. Havia quem era contra a Lava Jato? Tornou-se incoerente quando ela alcançou seus próprios cúmplices.

    São corruptos e corruptores e querem que todos sejamos. Se formos honestos, rirão na nossa cara, detratando-nos para dizer que não existe honestidade. Meu Deus, tu existes. Não ignoras o que pratica esse tipo de "brasileiros" desde o descobrimento.

   Bem poderia deixar, soberanamente, ó, Pai, que assim continuasse, pois engendram o que lhes é comum. Mas alguns de nós, com sinceridade, te pedimos: basta. Chega. O tempo de sua ladroagem é suficiente. Pedimos que, por Tua misericórdia, nossa geração veja justiça e que sejam eles os encurralados.
   
   Como crianças, pedimos algo impossível para nós. Mas cremos que, entre homens, há ministros Teus, e Teu reino é realidade e já opera no mundo. Riem de Deus, riem de teus profetas, riem de teus ministros. Riem. Pouco medo nutrem, porque sua glória e segurança está na sua infâmia.

   Basta, Senhor: é a nossa oração. Supreende-nos e a todos e a muitos. Sinal do Teu reino, em nome de Jesus, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário