terça-feira, 27 de junho de 2017

Artigos soltos 19

     Rosto de homem. Os seres viventes que prenunciavam tratar-se de visão da glória de Deus tinham rosto de homem. Anjos, porém com a nossa cara.

    Era medonhos, assustadores porque, na visão, eram desobedientes às leis da física. Sempre direitos, andavam em quatro direções, ao mesmo tempo, sempre para frente, na direção dos quatro rostos que tinham, presididos por rodas cheias de olhos por todos os lados.

      Medonhos, com ambos os pés direitos, sendo quatro, formavam um todo, agrupados com asas abertas, mutuamente tocando-se uma com a outra, mas sobravam, em cada um, outras duas com as quais, provavelmente, cobriam o corpo, informação esta oriunda de outa visão, a de Isaías, onde esses seres também foram personagens presentes.

       E seus rostos? Cara de homem, sim, mas também de leão, de boi e de águia. Cara de homem, um dia, Deus também, definitivamente, assumiu. E quanto aos outros rostos, alguém já disse que se aplicam às identidades conferidas a Jesus pelos quatro evangelhos, também escritos por homens: homem perfeito, em Lucas; Leão da tribo de Judá, em Mateus; cara de boi, servo para sacrifício de oferta perfeita ao Senhor, em Marcos; e águia, na visão do Deus que se faz homem, em João.

     Não deixa de ser uma ideia e também uma  leitura da visão, que nos quer ensinar que o Deus que assume ser homem, faz nessas quatro dimensões. O próprio autor de Hebreus, em sua introdução, dedica argumentação em demonstrar que, mais do que anjos, Deus assumiu mesmo foi a forma humana.

    Como diz o salmista, o filho do homem, Jesus, foi feito, por um pouco, menor do que os anjos, por causa do sofrimento da morte. E ainda afirma, sobre Jesus, que aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.

     Espiritualidade é se fazer inteiramente homem, plenamente homem, como o foi Jesus, pleno do Espírito. Há quem pense ser tornar-se deus (ou semideus). Isso quem pensou foi um anjo que pretendeu ser Deus ou mais do que isso. Deus não criou anjos a Sua imagem e semelhança: criou homem e mulher.

    E, na culminância de Sua existência, fez-Se homem, por amor ao pecador, a todos eles, a qualquer deles, eu e você incluídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário