domingo, 16 de outubro de 2016

Pastorais


   Algumas pastorais.
    
    Na vida das comunidades, costuma-se chamar Boletim Dominical aquela folhinha dupla de recados e agenda da igreja, na forma de caderno deitado.

     E o "artigo de fundo", como dizia meu pai, é a Pastoral. Esse gênero textual, como diriam os teóricos, vale-se do Boletim como suporte, para editar a palavra do pastor.

     Ela transparece alguns atributos e características do cargo como, por exemplo, a autoridade da investidura e, devido à limitação do espaço e à diversidade do público, uma certa flexibilidade do texto.

     Embora ele não violente as normas acadêmicas, visto que o pastor, sempre cioso (de novo meu pai) de sua reputação, não vai escrever sandices (meu pai), porém terá a profundidade e pertinência costumeiras.

     Por isso pretendo editar, aqui, tantas Pastorais quanto me permitir minha atividade bandida e clandestina de bloguear. E, uma vez investido, falo como pastor no blog do professor.

     O texto "União", antetior a este, é a primeira delas. Continue após, caso apeteça, a leitura das demais, e grato por sua paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário