domingo, 10 de abril de 2016

Mal traçadas linhas 18

Uma vez só.

          Você já parou para pensar que está imerso no tempo, numa condição em que o tempo faz diferença para você, sim, porque ele decorre, escorre, é contabilizado, e isso faz diferença, muita diferença? Aliás, que horas são, que dia é hoje e, qual é mesmo a sua idade?

        Já parou para pensar que, um dia, quando o  tempo não mais fizer diferença para você, o nome disso pode ser morte? Espere, mencionar isso aqui não é chantagem emocional. Uma porção de gente que critica fé argumenta que ela existe e só existe nos crédulos, porque eles têm medo dela, da morte.

          Estupidez. Avaliam que todo crente é burro, que crer não é pensar. Do mesmo modo que podemos encontrar pessoas sem fé que sejam humildes, também podemos encontrar pessoas inteligentes que creem. Morte é contingência da vida, crendo ou não, não é para ser temida, é para ser aceita.

           Mas o que quero mesmo dizer aqui é que, o dia em que você crer, vai passar da morte para a vida, como diz a Bíblia. Vai deixar o tempo e entrar na eternidade. Eternidade, por definição, é o lugar onde Deus sempre esteve ou, se preferir (dizer ou entender) de outro jeito, o lugar onde Deus sempre está.

          O dia em que você crer em Deus vai, definitivamente, deixar o tempo e entrar, atravessar o portal de acesso à eternidade, definitivamente. O contato com Deus é único, ou seja, acontece de uma vez por todas. O dia em que Ele te encontrar, nunca mais vocês dois vão separar-se. Ei, Ele está bem aí, no teu encalço.

         A não ser que você o rejeite. Não me pergunta como se rejeita Deus. Desde muito cedo meus pais me ensinaram sobre Deus, e eu sempre acreditei. Não tive, tipo, aquelas crises de rejeição dessa ideia. Então, não sei como é lutar intimamente contra a ideia de Sua, de Deus, existência.

        Quando você disser para Deus, quero, creio, aceito, e ouvir dEle "tu és meu filho, eu hoje te gerei", não mais a morte, e sim o tempo será, para você, contingência. A comunhão com Deus nos projeta do tempo, ou seja, a partir do tempo, para a eternidade.

       O contato com Deus é único, uma vez só: "Ei, Pai: estou voltando. Estive longe, meio perdido, meio perdida. Mas agora, mesmo um pouco, ou muito envergonhado, estou voltando. Você me aceita?". Pronto, neste contato, nesta oração, de uma só vez, da morte para a vida, troca de contingências - aliás troca, não: fim das contingências -: passagem do tempo para a eternidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário