sábado, 30 de abril de 2016

 
Alô, alô, vovós atualizadas.  

Joquebede, mãe de Moisés e avó de Gerson e Eliezer, certamente não tinha acesso facilitado aos netos. Isso porque Zipora não partilhava do ministério que Moisés, com certa dificuldade, assumiu.
       Em Ex 4:24-26, vemos o primeiro sintoma da rejeição dela, quando circuncida seu filho a contragosto, jogando aos pés do marido o prepúcio do menino e acusando Moisés de sanguinário.
      Nesse texto, além de Moisés estar tentando fugir de Deus, sua esposa não aceitava a circuncisão, um ritual que simbolizava a aliança do povo de Israel com Deus. Muito provavelmente, ela não acompanhou seu esposo no retorno ao Egito.
      Aquele casamento foi circunstancial, ou seja, Moisés que era homem cosmopolita, educado no Egito, encontrava-se fugido e exilado no deserto de Midiã. Conhece a mais velha de sete irmãs, de cultura pastoril, e com ela se casa. Quando decide retornar ao Egito e ainda dizendo que Deus o convocava como líder e libertador, sua esposa surtou.
      Qual foi o papel da avó Joquebede na educação de seu filho Moisés? Fundamental. O autor de Hebreus em 11:21 mostra que ela e seu esposo Anrão ocultam, sem medo, o menino, crendo no plano de Deus para a vida dele.
      E em Hb 11:24-27 está indicado como a educação recebida nos caminhos do Senhor levou Moisés a rejeitar fama no Egito, identificando-se como servo e, desse modo, tomando para si a mesma vergonha que carregam os que escolhem Jesus e rejeitam a fama do mundo.
      E quando já no Egito, Moisés, que havia nomeado um dos filhos pela sua condição, Gerson, "estrangeiro", durante esse período não conta com a presença da familia: ou Zipora, com as crianças, retornou ao Egito a partir daquela estalagem ou, se seguiu para o Egito, posteriormente retorna para a sua terra.
        Isso porque Jetro, o sogro de Moisés, pai de Zipora, reconduz a família ao deserto e ao encontro de Moisés após a travessia do Mar Vermelho, Ex 18:1-8. E, mais tarde, o texto bíblico nos informa que Moisés tomou uma mulher de Cuxe, na África, como esposa, o que desgostou seus irmãos Arão e Miriam.
       Portanto, Joquebede era avó de netos de um casamento desfeito. Mulher de sua marca, que reunia as características de uma fé madura e coragem para: (1) com o marido Anrão, pela fé, ocultar Moisés apenas recém-nascido; (2) arquitetar o estratagema do cestinho no rio, para salvá-lo das mãos do Faraó; (3) sabedoria para colocar a filha como mediadora entre ela e a filha de Faraó; (4) colocar-se dentro do palácio, ambiente hostil a judeus, como ama do próprio filho.
         Evidentemente que uma avó dessa marca jamais deixaria de lado, a sua própria sorte, seus netos. Se a nora, Zipora, vivia às turras com o marido Moisés, que estratégias deve ter utilizado, já que se mostrava tão sábia, para fazer chegar aos netos a mesma instrução que, certamente, dela partiu e foi decisiva na vida de Moisés?
          E você, vovó moderna, de nossos dias? Há obstáculos para o seu acesso aos netos? Você é avó crente de netos que são filhos de um casal separado? Qual tem sido sua estratégia para alcançar seus netos?
         Antes de tudo, ore pelos netos. Depois, procure se comunicar com eles, levando a eles a Bíblia, a palavra de Deus. Há meios atuais para fazer isso que, certamente, seu neto conhece e é perito em fazer.
       Aprenda os recursos da internet: WhatsApp, comunicação em tempo real pelo smartphone, pelo celular; Facebook e seus recursos, como envio de imagens, mensagens e também conversa ao vivo; Skype e imo, que são conversa ao vivo, com imagem sua e deles aparecendo, grátis em qualquer lugar, seja pelo notebook ou pelo celular.
      Em sua igreja, imagine um dia de encontro, Dia das Vovós, por exemplo, como programação especial e dirigida especificamente a eles. Uma Classe de Cinco Dias em sua casa, estratégia da Apec, especialistas na evangelização de crianças, em que lições bíblicas serão ensinadas, para os seus e outros netos.
      Vovó de fé, estilo Joquebede, não há, no Senhor, limites para a sua criatividade. Pode se lançar, com fé, na evangelização de seus e muitos outros netos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário